Hierarquias de uso de águas nas estratégias de convívio com o semiárido em comunidades rurais do Alto Jequitinhonha

Autores/as

  • Flávia Maria Galizoni Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Eduardo Magalhães Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Vico Mendes Pereira Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFMG Campus Almenara.
  • Isaias Fernandes dos Santos Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rafael Eduardo Chiodi Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • André Luiz Ribeiro Lima Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Eduardo C. Barbosa Ayres Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.455

Palabras clave:

Semi-árido, Água, Agricultura familiar.

Resumen

Analisa as estratégias de famílias rurais para uso de água nas situações de escassez que se manifestam no alto Jequitinhonha, a nordeste de Minas Gerais. Investiga os critérios de prioridade e a disponibilização do recurso para consumo doméstico e produtivo, a percepção de escassez e a supressão de atividades em função da restrição da oferta de água. Investiga também o encontro entre a lógica de gestão comunitária do recurso e a dinâmica de programas públicos para oferta de água, que evidentemente impacta o padrão de consumo familiar. O artigo é fruto de pesquisa de campo realizada em nove comunidades rurais e os seus resultados apontam para a necessidade de territorializar a noção de escassez, compreendendo-a a partir de perspectivas culturais, ambientais e econômicas específicas das famílias e comunidades rurais do Jequitinhonha. Nesse sentido, sugere interpretar regionalmente as atitudes e estratégias locais para conviver com e ou superar a escassez de água e, principalmente, analisar as convergências e divergências entre as especificidades territoriais e os programas formulados para enfrentar a questão da água na região.

Descargas

Biografía del autor/a

Flávia Maria Galizoni, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestre em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professora da Universidade Federal de Minas Gerais onde coordena o Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território. Leciona em cursos de graduação e mestrado, orientando estudantes em iniciação científica, monografias de graduação e dissertações. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (NPPJ) e do Centro de Referência da Cultura Material da Agricultura Familiar - Sítio de Saluzinho. Tem coordenado vários projetos de pesquisa e extensão apoiados pelo CNPq, Fapemig e outras agências. É membro do comitê editorial da Revista da SOBER. Entre 1990 e 1996 trabalhou como assessora técnica do Centro de Assessoria aos Movimentos Populares do Vale do Jequitinhonha (Campo-Vale). Desde 1998 desenvolve atividades em parceria como o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia Rural e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: regimes agrários, água, populações tradicionais, agricultura familiar, semiárido, migrações, ambiente, gestão de bens e recursos comuns. É bolsista CNPQ em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Eduardo Magalhães Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Economia pela UFMG (1979), mestre (1986) e doutor (1997) em História pela Unicamp. Foi professor da PUC/MG (1981/1994), técnico do DIEESE/MG (1988/1991), pesquisador da REDE/PTA (1988/1992), assessor da Comissão Pastoral da Terra/MG (1983/1994) e da Cáritas/MG (1990/1995) e professor da UFLA (1995/2009). É professor titular do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais onde leciona desde 2009 em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é membro do colegiado do Programa Associado UFMG/Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, bolsista PPM/Fapemig, e líder do grupo de pesquisa e extensão rural ?Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar? que desde 1998 atua no Norte e Nordeste de Minas Gerais com projetos de pesquisa apoiados por diversas agências de fomento. Coordena o programa de extensão da UFMG "Sítio de Saluzinho" dedicado a apresentar o mundo rural às crianças de ensino fundamental. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, SOBER. Atua em temas como agricultura familiar, extensão rural, recursos naturais e desenvolvimento rural.

Vico Mendes Pereira Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFMG Campus Almenara.

Engenheiro Agrícola (UFLA, 2006). Mestre em Ciência do Solo (UFLA, 2008). Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2011), bolsista FAPEMIG, com participação no programa de Doutorado Sanduíche na University of Guelph, Canadá - School of Environmental Sciences. Participou no ano de 2015 do Programa Professores do Futuro, na Finlândia, Hamk University of Applied Sciences. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas, Campus Almenara (IFNMG/Campus Almenara). Coordenador de Pesquisa e Inovação no IFNMG Campus/Almenara. Tem experiência na área de Pedologia Aplicada, Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e Água, Agroecologia e Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade estrutural do solo; Intervalo hídrico ótimo e retenção de água nos solos; Capacidade de suporte de carga do solo; Reconhecimento de solos na paisagem e potencialidades de uso; Diagnóstico e predição da compactação de solos; Dimensionamento de estruturas físicas (terraços, bacias de contenção e estradas rurais) para o manejo e conservação do solo e água.

Isaias Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Engenheiro Florestal, mestrando Departamento de Solos/Universidade Federal de Viçosa, pesquisador do Núcleo PPJ/UFLA.

Rafael Eduardo Chiodi, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Engenheiro Florestal, bolsista CNPq, pesquisador Núcleo PPJ/UFLA.

André Luiz Ribeiro Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Administrador, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD)/UFLA.

Eduardo C. Barbosa Ayres, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Engenheiro Agrônomo, mestrando PPGAD/UFLA, pesquisador do Núcleo PPJ/UFLA.

Publicado

2017-03-28

Cómo citar

Galizoni, F. M., Ribeiro, E. M., Pereira Lima, V. M., dos Santos, I. F., Chiodi, R. E., Lima, A. L. R., & Ayres, E. C. B. (2017). Hierarquias de uso de águas nas estratégias de convívio com o semiárido em comunidades rurais do Alto Jequitinhonha. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 132–152. https://doi.org/10.61673/ren.2008.455

Número

Sección

Artigos