Características e perspectivas de Imperatriz como Cidade-pólo do Sul do Maranhão

Autores

  • Edgar Oliveira Santos Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.467

Palavras-chave:

Imperatriz, Pólo, Sul do Maranhão, Polarização.

Resumo

Estuda o município de Imperatriz, que está localizado na região sul do Estado do Maranhão e possui características que apontam para a possibilidade de ser uma cidade-pólo. O objetivo central é a confirmação da existência desse pólo. O universo de estudo é o sul do Maranhão, com 49 municípios e a amostra de 40,8% é composta por 20 municípios, escolhidos, principalmente, pela proximidade da rodovia Belém-Brasília. Os caminhos metodológicos utilizados versam sobre o modelo gravitacional, uma analogia com a Lei da Gravitação Universal. Compõem essa metodologia as técnicas de análise fatorial, visando correlacionar variáveis e construindo scores para os municípios analisados. O município de Imperatriz, através deste método, confirma o seu poder de atração, movido fortemente por uma grande economia de escala perante os demais municípios em estudo. Caracteriza-se, assim como o centro de maior potencial polarizador do sul do Maranhão. Este resultado é reforçado através da análise da teoria dos pólos originada por Perroux e consubstanciada por seus seguidores como Paelinck e outros.

Biografia do Autor

Edgar Oliveira Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1982) mestrado em planejamento do desenvolvimento - UFPA, mestrado em Educaçào - Universidad de La Habana (2000), Especialização em Estatística Aplicada as Ciências - UEMA, Capacitação em Mercado de Capitais - ESALQ/USP Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Santos, E. O. (2017). Características e perspectivas de Imperatriz como Cidade-pólo do Sul do Maranhão. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 533–550. https://doi.org/10.61673/ren.2008.467

Edição

Seção

Artigos