Crescimento econômico e convergência de renda nos estados brasileiros: uma análise a partir dos grandes setores da economia

Autores

  • Airton Lopes Amorim Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Paulo Roberto Scalco Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.469

Palavras-chave:

Modelo de crescimento, Convergência absoluta e condicional, Crescimento econômico.

Resumo

O estudo verifica se as funções de produção dos modelos de crescimento de Solow simples e aumentado explicariam o padrão de renda per capita dos Estados brasileiros de uma forma agregada e para os setores Agropecuária, Indústria e Serviços, no período de 1980 a 2000. Posteriormente, verifica a existência e a velocidade de convergência para os Estados brasileiros e para os setores nesse mesmo período. O modelo parte de uma função de produção neoclássica padrão, em que evidencia a hipótese de convergência tanto de forma geral como para os setores. Por meio dessa desagregação, verifica a adequação da Função de Produção Neoclássica de Crescimento para descrever a diferença no PIB per capita dos diversos setores da economia, para os 27 Estados brasileiros, e o padrão de convergência desses setores. O modelo que mais se ajustou aos dados foi o de crescimento de Solow aumentado, embora pareça que a função do tipo Cobb-Douglas não seja apropriada para descrever a produção nos setores. Verifica a existência de convergência absoluta para o caso geral e para os setores Indústria e Serviços. No caso da convergência condicional, apenas o setor Indústria apresenta tendência à convergência.

Biografia do Autor

Airton Lopes Amorim, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Bacharel e mestre em economia pela Universidade Federal de Viçosa. Participou de projetos de pesquisa financiados por entidades como: Fundo de Incetivo à Pesquisa (FIPE/UFSM), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Suas publicações incluem a co-autoria do livro "Economia: Um Enfoque Básico e Simplificado", publicado pela Editora Atlas, no ano de 2010, além de outros capítulos de livros. Possui artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais na área de Economia, como por exemplo, Revista ANPEC (2012), Nova Economia (2012) e Revista de Economia Contemporânea (2010). Realiza atividades de revisão de artigos científicos na área de Economia e Administração (Ciência Rural, Revista de Administração da UFSM e Nova Economia). Atua nas áreas de Macroeconomia e Métodos Quantitativos aplicados à Economia, com enfase em Economia Agrícola.

Paulo Roberto Scalco, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, atuando principalmente nos temas: análise de poder de mercado, defesa da concorrência, políticas públicas, complexo lácteo e também com experiência nos temas de segurança pública, criminalidade, cluster e matriz insumo-produto.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Concluiu o doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1999, e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004. Atualmente, é Professor Titular da UFV, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição, Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER e membro do Conselho Editorial do periódico Agribusiness: An International Journal. Recebeu 12 prêmios e, ou, homenagens, dentre os quais a de orientador da tese vencedora do Prêmio Edson Potsch Magalhães - concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural (SOBER), em 2005, e o Prêmio Rui Miller Paiva pela co-autoria melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural no ano de 2009. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e os temas organização industrial, cooperativas agropecuárias e desenvolvimento rural.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Amorim, A. L., Scalco, P. R., & Braga, M. J. (2017). Crescimento econômico e convergência de renda nos estados brasileiros: uma análise a partir dos grandes setores da economia. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 359–370. https://doi.org/10.61673/ren.2008.469

Edição

Seção

Artigos