O perfil locacional do emprego setorial no Brasil

Autores

  • Carlos Alberto Piacenti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR
  • Lucir Reinaldo Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.474

Palavras-chave:

Análise Regional. Economia do Trabalho. Economia Brasileira.

Resumo

Analisa o padrão de localização do emprego nos setores econômicos das regiões brasileiras no período de 1985 a 2000. O método de análise utilizado é o shift-share em conjunto com medidas de especialização e localização. Os resultados demonstram que houve transformações significativas na distribuição setorial do emprego na economia brasileira no final do século XX. Essas transformações não foram maiores em função da fragilidade macroeconômica da economia nacional e o movimento da economia internacional, sem contar os problemas energéticos que afetaram diretamente o Nordeste e o Sudeste do Brasil. A dinâmica setorial do emprego nas regiões brasileiras demonstra que uma nova espacialização da economia está em curso no Brasil.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR

Em 2015 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Universidad Nihon Gakko; Doutor em Economia Aplicada (2009) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES), Revista Econômica do Nordeste (REN). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela. Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituído pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR. Eleito vice-reitor da Unioeste para a gestão de 2012 a 2015.

Lucir Reinaldo Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR

Doutor em Geografia (2016), com especialização em Planejamento Urbano e Regional, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus Toledo (2005). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2008). Professor Adjunto do colegiado de Ciências Econômicas na UNIOESTE/Campus Toledo. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) pela UNIOESTE/Toledo e do Grupo de Pesquisa Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial (MOPT) do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de análise regional, desenvolvimento regional, economia regional e economia espacial.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR

Jandir Ferrera de Lima, natural de Palmeira das Missões (RS), é doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Professor dos Programas de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional da UNIOESTE. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Intervenção Regional (GRIR) da Universidade do Québec e do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá. Foi professor visitante na Escola Venezuelana de Planejamento (Venezuela) e no Centro de Desenvolvimento Territorial da Universidade Babes Boulyai da Romenia. Dentre os prêmios recebidos se destacam: prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá); Premio BRDE de Desenvolvimento, em varias edições; prêmio Economista Acadêmico do Ano (2015). Atua na área de desenvolvimento regional e humano, com ênfase em economia dos territórios e desigualdades socioeconômicas. Autor de textos e livros científicos publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Piacenti, C. A., Alves, L. R., & de Lima, J. F. (2017). O perfil locacional do emprego setorial no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 482–502. https://doi.org/10.61673/ren.2008.474

Edição

Seção

Artigos