MERCADO RELEVANTE E O EXERCÍCIO DO PODER DE COMPRADOR: UMA ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA BRASILEIRA ENTRE 2004 E 2014

Autores

  • Andréia Moreira da Fonseca Boechat Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • José Luiz Parré Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.509

Palavras-chave:

Bovinos, Poder de Comprador, Polígonos de Thiessen, Preço

Resumo

A partir da década de 1990, a cadeia produtiva de carne bovina brasileira vem passando por inúmeras mudanças, que fizeram com que as empresas criassem novas estratégias, dentre elas, as fusões e aquisições que ocorrem no setor de abate e que o deixaram mais concentrado, possibilitando que os frigoríficos exerçam poder de comprador via redução do preço pago pelo boi gordo. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a existência do exercício do poder de comprador entre frigoríficos e pecuaristas da cadeia produtiva de carne bovina brasileira, e o impacto deste exercício sobre o preço pago pelo boi gordo. Para atingir o objetivo, a metodologia fui dividida em duas etapas: primeiro foi delimitado o mercado relevante pela dimensão geográfica utilizando o conceito multidisciplinar de Polígonos de Thiessen (1911) no qual foram selecionados três mercados com base no número de empresas atuantes, e na sequência foi verificado o comportamento do preço nos mercados escolhidos para identificar o exercício do poder de comprador. Concluindo que existe poder de comprador na cadeia produtiva de carne bovina brasileira, sendo o exercício maior em mercados mais concentrados, via preço mais baixo pago aos pecuaristas pelo boi gordo.

Biografia do Autor

Andréia Moreira da Fonseca Boechat, Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) e do Grupo Educacional kroton, atuando no ensino presencial e à distância. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia industrial, agronegócio, economia do setor público e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: defesa da concorrência, organização industrial, setores agroindustriais e políticas sociais.

José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desenvolvimento agrícola, economia paranaense, insumo-produto e econometria espacial. Atuou como avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Coordenador do Programa de pós-graduação em Economia da UEM (2006/2008 e 2014/2016). Atua como Consultor do CNPq, da Facepe e da Fundação Araucária. Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER).

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Boechat, A. M. da F., & Parré, J. L. (2018). MERCADO RELEVANTE E O EXERCÍCIO DO PODER DE COMPRADOR: UMA ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA BRASILEIRA ENTRE 2004 E 2014. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 117–131. https://doi.org/10.61673/ren.2018.509

Edição

Seção

Artigos