A co-evolução de empresas e instituições em arranjos produtivos locais: políticas públicas e sustentabilidade

Autores

  • Lúcia Maria Góes Moutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Renato Campos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.525

Palavras-chave:

Empresas e Instituições, Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Sustentabilidade.

Resumo

O artigo trata da relação instituições-empresas em Campina Grande(PB), tomando como referências de análise os sistemas locais de produção, o capital social e o papel das várias esferas de governo, organizações de coordenação, associação e conhecimento.Tem como finalidade subsidiar políticas para Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (APLs), examinando as possibilidades de sustentabilidade do desenvolvimento do arranjo têxtil e de confecções do algodão colorido da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Góes Moutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995), Pós-doutorado em APLs na RedeSist do Instituto de Economia da UFRJ (2005/2006). Atualmente é professora associada III e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisadora Associada da REDESIST Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e regional, políticas públicas e em cargos na Administração Pública.

Renato Campos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Economista. Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Joinville (1974), com especialização em Adminstraçao na Universidade Federal de Santa Catarina (1983), e doutorado em Economia na Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Economia Industrial e da Inovação atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação tecnológica e competitividade, politica industrial, sistemas nacionais de inovação e sistemas produtivos e inovativos locais. Aposentado como professor associado da UFSC desde fevereiro de 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Moutinho, L. M. G., & Campos, R. (2017). A co-evolução de empresas e instituições em arranjos produtivos locais: políticas públicas e sustentabilidade. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 244–258. https://doi.org/10.61673/ren.2007.525

Edição

Seção

Artigos