Decomposição das relações estruturais da matriz de contabilidade social brasileira de 2002

Autores

  • Duilio de Avila Bêrni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.529

Palavras-chave:

Contabilidade social-Brasil, Matriz de contabilidade social.

Resumo

A Matriz de Contabilidade Social, além de oferecer instrumentos para a avaliação da qualidade da aplicação dos recursos produtivos de uma sociedade, também autoriza que as articulações entre a estrutura produtiva, os perfis da distribuição da renda e os padrões de consumo social sejam destacados com maior ou menor profundidade. No caso do Brasil, utilizando uma técnica da decomposição de matrizes para o ano de 2002, o presente artigo utiliza tal marco de conceitos, o que permite constatar que os movimentos na remuneração dos fatores e, como conseqüência, na receita das famílias, são os principais responsáveis pela circulação de valor no sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Duilio de Avila Bêrni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

É doutor (DPhil) em economia pela Oxford University (1994). Concluiu o curso de graduação (1972) em Ciências Econômicas e mestrado (1977) em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou um mestrado em Economics of Industry - University of Sussex (1978). Realizou um Estágio Pós-Doutoral - Gast-Forscher" na Freie Universität Berlin. Escreveu dois livros (autoria individual) e dois em co-autoria, organizou mais quatro e tem capítulos em outros editados por terceiros. Tem diversos artigos publicados em revistas técnicas e participação corrente na imprensa de Porto Alegre. Atua nas áreas de Economia do Desenvolvimento, Economia do Insumo-Produto e Sistemas de Informações Gerenciais.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Bêrni, D. de A. (2017). Decomposição das relações estruturais da matriz de contabilidade social brasileira de 2002. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 211–223. https://doi.org/10.61673/ren.2007.529

Edição

Seção

Artigos