Análise dos impactos socioambientais das micro e pequenas indústrias de calçados instaladas na cidade de Campina Grande

Autores

  • Pollyanna Xavier Nunes França Faculdade do Vale do Ipojuca - FVI
  • Valderi Duarte Leite Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Shiva Prasad Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.535

Palavras-chave:

Indústria de Calçados, Impactos Socioambientais, Poluição Industrial, trabalho informal, baixa remuneração.

Resumo

Este artigo analisa os impactos socioeconômicos e ambientais das indústrias de calçados instaladas na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Como método, foram aplicados questionários nas indústrias inseridas no universo amostral, observação in loco da rotina destas, além da análise de dados cadastrais. O trabalho conclui que neste ramo de atividade industrial não existem medidas efetivas norteadoras da preservação ambiental, haja vista a constatação de que grande parte dos resíduos sólidos gerados por aquelas indústrias ser ainda destinada a lixões a céu aberto. Esta situação demonstra a necessidade de se trabalharem ferramentas de gestão ambiental que possibilitem a redução dos impactos negativos deste setor industrial ao meio ambiente. No tocante às questões socioeconômicas, percebe-se que este ramo de atividade industrial ainda absorve um contingente razoável de mão-de-obra, predominando a informalidade e a baixa remuneração.

Biografia do Autor

Pollyanna Xavier Nunes França, Faculdade do Vale do Ipojuca - FVI

Economista pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Desenvolvimento e Meio ambiente pela Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Paraíba.
Professora da Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru – Pernambuco.

Valderi Duarte Leite, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em Engenharia Química pela UFPB no ano de 1980. Mestre em Engenharia Civil (Área de Concentração: saneamento ambiental) pela UFPB em 1986 e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP no ano de 1997. No ano de 2012 realizou estágio de Pós-Doutoramento no âmbito do PROCAD/CAPES/2007 entre as instituições parceiras MCTA/UEPB e DHS/EESC/USP. Desenvolve atividades de ensino e orientação no curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, no mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental e no Doutorado em Engenharia Ambiental. É consultor "ad hoc" de periódicos nacional e internacionais, de agências do governo Federal do Brasil e da Fundação de Amparo á Pesquisa do Governo do estado de São Paulo ( FAPESP). É detentor de uma confortável experiência em processo de tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos e de tratamento físico, químico e biológico de lixiviado de aterro sanitário. Participou ativamente como pesquisador do PROSAB/FINEP e atualmente desenvolve atividades de pesquisa no âmbito do programa de Saneamento Básico e Habitação da FINEP e do CNPq. Tem coordenado vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e UEPB. É vice líder do grupo de pesquisa em saneamento ambiental ( GPESA) e Professor Associado B do DESA/CCT/UEPB.

Shiva Prasad, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Birla Institute Of Technology And Sciences - University Of Rajasthan (1960), mestrado em Birla Institute Of Technology And Sciences - University Of Rajasthan (1962) e doutorado em University Of Rajasthan - University Of Rajasthan (1970). Atualmente atuando como bolsista DCR Tipo A e trabalhei como professor visitante nacional sênior (CAPES) da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Química e Engenharia Química com ênfase em Química Inorgânica, Química Analítica e Eletroquímica atuando principalmente nos seguintes temas: química de molibdatos, tungstatos, vanadatos e niobatos, eletrometria; eletrodeposição; eletrodeposição de ligas; corrosão e proteção; biodegradação de resíduos sólidos orgânicos e e de resíduos de petróleo.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

França, P. X. N., Leite, V. D., & Prasad, S. (2017). Análise dos impactos socioambientais das micro e pequenas indústrias de calçados instaladas na cidade de Campina Grande. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 432–445. https://doi.org/10.61673/ren.2007.535

Edição

Seção

Artigos