Desenvolvimento rural em áreas de intervenção estatal do Nordeste: o caso do projeto de irrigação Baixo-Açu

Autores

  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Antonio César Ortega Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Kalianne Freire Godeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.537

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Áreas de Intervenção Estatal, Desenvolvimento Rural.

Resumo

Contribui com o debate sobre estratégias de desenvolvimento rural a partir da análise da evolução de áreas de produção agrícola planejadas pelo Estado no Nordeste, neste caso o Projeto Baixo-Açu no Estado do Rio Grande do Norte. O método utilizado foi o estudo de caso. A fragilidade observada no método foi a de ser um tempo de apenas um ano para as informações primárias obtidas dos agricultores, não sendo suficiente para demonstrar uma dinâmica maior. Defende a hipótese de que o desenvolvimento rural, mesmo o que ocorre em áreas de intervenção estatal como o Baixo-Açu, pode ser pensado a partir de uma síntese que vise combinar estratégias buttom-up e top-down. A partir de perspectivas que buscam dar conta da interpretação do desenvolvimento rural no Brasil e da análise das informações coletadas, a hipótese não foi plenamente constatada. Conclui que, ao constituir-se como um ambiente de produção através de um projeto de irrigação, o Baixo-Açu não vem sendo capaz de liberar sinergias para que o desenvolvimento ocorra de maneira autônoma e endógena – e de forma espontânea. Portanto, a influência marcante do Estado configura-se mais como limitação que como promoção do desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), e Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), com estágio doutoral realizado junto ao Rural Development Group da Wageningen University and Research Center, na Holanda (2008-2009). É Professor Adjunto IV e pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (CA AE - Administração, Contabilidade e Economia), lotado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN), sendo líder do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo" cadastrado no Diretório 5 do CNPq. Foi Subchefe do Departamento de Economia (DEC/UERN) de Julho de 2003 a Março de 2004; Assessor da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) de setembro de 2003 a Abril de 2005; Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) de Fevereiro de 2010 a julho de 2013; e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), de julho de 2013 a dezembro de 2014. Professor permanente e orientador do Mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN), e no de Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN), sendo ainda colaborador no Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semiárido (PGATS/UFERSA).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural, atuando especialmente nos temas: agricultura familiar, desenvolvimento regional, cooperativismo, agroindústria e ambiente.

Antonio César Ortega, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia do IE/UFU (orientador de mestrado e doutorado). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Economia no Programa de Economia, Sociologia e Políticas Agrárias da Universidade de Cordoba-ESP (1995) e Pós-doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp (2007). É bolsista do IPEA e atua, ainda, como pesquisador e/ou consultor de organismos multilaterais, como FAO/ONU, além de desenvolver pesquisas com financiamento de agências de fomento nacional, como CNPq e Fapemig. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura brasileira, agricultura familiar, representação de interesses rurais, desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

Kalianne Freire Godeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2003). Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Agroecologia atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura orgânica, sustentabilidade e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Nunes, E. M., Ortega, A. C., & Godeiro, K. F. (2017). Desenvolvimento rural em áreas de intervenção estatal do Nordeste: o caso do projeto de irrigação Baixo-Açu. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 446–465. https://doi.org/10.61673/ren.2007.537

Edição

Seção

Artigos