Indicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiro

Autores

  • Marta Maria Aguiar Sisnando Silva Banco do Nordeste do Brasil S/A
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.54

Palavras-chave:

Educação, Desigualdade, Pobreza, Semiárido.

Resumo

A pobreza e a desigualdade têm raízes muito profundas com efeitos em cascata formando um círculo vicioso, onde o déficit educacional repercute significativamente no acesso ao mercado de trabalho, consciência crítica, oportunidades e liberdade de escolha das pessoas. Esse artigo objetiva provocar reflexão acerca da relevância da educação formal no processo de redução dos níveis de indigência, pobreza e desigualdade de renda das pessoas no Semiárido. Para tanto foi utilizada Análise Fatorial, técnica multivariada, que permite avaliar simultaneamente diversas variáveis e estimar os fatores comuns que são subjacentes às variáveis originais e não diretamente observáveis, que possam explicar suas correlações. Utilizaram-se dados secundários extraídos do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 (PNUD). Obteve-se a matriz de correlações entre as variáveis, que corroborou a hipótese de que o analfabetismo, baixos níveis de escolaridade e os pífios resultados alcançados no desenvolvimento da educação estão associados aos indicadores de pobreza e indigência no semiárido brasileiro, concluindo-se que para se avançar na trajetória de superação da indigência e pobreza, é imprescindível a adoção de políticas de melhoria do sistema educacional.

Biografia do Autor

Marta Maria Aguiar Sisnando Silva, Banco do Nordeste do Brasil S/A

Química Industrial, Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/UFC, Banco do Nordeste/Universidade Coorporativa.

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Enga. Agrônoma. Doutora em Ciências (Economia Aplicada) / USP. Professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Silva, M. M. A. S., & Lima, P. V. P. S. (2016). Indicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 46(2), 117–132. https://doi.org/10.61673/ren.2015.54

Edição

Seção

Artigos