Expansão agrícola e crescimento econômico: impactos sobre a pobreza e a desigualdade

Autores

  • Silvia Maria Guidolin Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
  • Sabino da Silva Pôrto Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.540

Palavras-chave:

Crescimento econômico, crescimento pró-pobre, agricultura-expansão, desigualdade econômica, pobreza.

Resumo

Constata que algumas regiões brasileiras apresentaram uma taxa elevada de crescimento econômico, em decorrência do movimento recente de expansão da fronteira agrícola em áreas de cerrado. Este trabalho avalia em que medida este crescimento econômico beneficia os pobres, com redução da pobreza e da desigualdade. Para isso, utiliza o método de curvas de crescimento-pobreza. Os resultados apontam para uma forte tendência de crescimento não pró-pobre, com predomínio de crescimento empobrecedor e que pode ser atribuída ao modelo de expansão agrícola adotado. Reforça, deste modo, a necessidade de se avaliar este processo de crescimento e a adoção de políticas pró-pobre adequadas, para que este caráter concentrador não inviabilize o crescimento de longo prazo destas regiões.

Biografia do Autor

Silvia Maria Guidolin, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Economista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é analista de desenvolvimento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Tem experiência nas seguintes disciplinas: Economia Industrial, Economia da Tecnologia, Economia Evolucionária, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional.

Sabino da Silva Pôrto Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Mestrado Em Economia Agricola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: polarização, cadeias de markov, crescimento endógeno, crescimento e sistema financeiro e crescimento.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Guidolin, S. M., & Pôrto Júnior, S. da S. (2017). Expansão agrícola e crescimento econômico: impactos sobre a pobreza e a desigualdade. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 383–404. https://doi.org/10.61673/ren.2007.540

Edição

Seção

Artigos