O capital social e o capital físico na estratégia de redução da vulnerabilidade do homem do campo: um estudo de caso

Autores

  • Dario Mayorga Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fernando Mayorga Universidade do Arizona - EUA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.541

Palavras-chave:

Variações Climáticas, Capital Físico, Capital Social, Seca.

Resumo

O presente trabalho analisa a relevância do capital social e do capital físico na estratégia de redução de vulnerabilidades e na adaptação de comunidades à vulnerabilidade decorrente de periódicas variações climáticas. Para isso, criou-se um índice, na busca de mostrar a importância do capital social na redução da vulnerabilidade, assim como o peso relativo do capital físico e do capital social nas comunidades pesquisadas. Os resultados mostram a relevância da dotação diferenciada de capital social e capital físico na diminuição da vulnerabilidade em duas comunidades. Verificou-se menor vulnerabilidade na comunidade Córrego de Areia, quando comparada à comunidade Córrego do Feijão.

Biografia do Autor

Dario Mayorga, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Agrícola pela Universidad Incca de Colombia(1973), especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1977), mestrado em Artes pela University of Arizona(1987) e doutorado em Ciência dos Recursos de Terras Áridas pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor - PROPAP da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cências dos Recursos de terras áridas, Integraçao de mercado, Nordeste do Brasil.

Fernando Mayorga, Universidade do Arizona - EUA

Doutorado em Estudos de Terras Áridas na Universidade do Arizona-EUA (2015), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002), Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1999) . Atualmente sou professor Adjunto I e Coordenador do Laboratório de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Tenho experiência na área de Economia dos Recursos Naturais, Teorias do Desenvolvimento Econômico e Sistema de Informações Geográficas Aplicada ao Desenvolvimento Local. Atualmente sou professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará/Sobral. Também estou colaborando como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Observatório de Pesquisas para o SUS (DGP/CNPq), com ênfase em geoprocessamento aplicado a saúde.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Mayorga, D., & Mayorga, F. (2017). O capital social e o capital físico na estratégia de redução da vulnerabilidade do homem do campo: um estudo de caso. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 405–431. https://doi.org/10.61673/ren.2007.541

Edição

Seção

Artigos