Pobreza rural no estado de Pernambuco: uma análise multidimensional com conjuntos fuzzy

Autores

  • Alan Umburana Caetano Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Wellington Ribeiro Justo Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Sônia Rebouças da Silva Melo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Alexsandra Gomes de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.593

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, Nordeste, Conjuntos fuzzy, Políticas públicas.

Resumo

A pobreza no meio rural pernambucano é assunto de grande debate acadêmico pela sua complexidade e formas diferentes de abordar o problema. O objetivo do trabalho é mensurar a pobreza de forma multidimensional via teoria dos conjuntos fuzzy. Os dados utilizados foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD (2013). Os resultados obtidos nas quatro dimensões: educação, saúde, condições habitacionais e renda apontam que o meio rural pernambucano carece de políticas públicas que diminuam as privações dos moradores dessas áreas.

Biografia do Autor

Alan Umburana Caetano, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (2014). Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Economia (PPGECON) na Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista FACEPE. Participa de palestras, congressos, seminários e eventos referentes a temas de economia e afins, atuando na área de Métodos Matemáticos, Métodos Quantitativos, Estatística, Pobreza, Mercado de Capitais, Economia financeira, Economia Regional e Economia Agrícola.

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986), graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Economia pelo PIMES/ Universidade Federal de Pernambuco(2006). Atualmente é professor Associado da Universidade Regional do Cariri. Professor De Econometria no PPGECON, Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cariri, economia regional, desenvolvimento, Análise de investimento, migração, Métodos Quantitativos, Econometria Espacial.

Sônia Rebouças da Silva Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lotada no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente atuo como Vice-Coordenadora do curso de Mestrado em Economia do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGEcon/UFPE). Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: arranjos produtivos locais, economia agrícola, desenvolvimento econômico, distribuição de renda e pobreza.

Alexsandra Gomes de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista de iniciação científica PIBIC-PROPESC-CNPq, Bolsista FACEPE e Aluna-Pesquisadora-Bolsista da Embrapa Semiárido. Atualmente é Pós Graduanda em Gestão Pública no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Participa de palestras, congressos, seminários e eventos referentes a temas de economia e afins, atuando na área de Métodos Quantitativos, Economia Regional e Agrícola, Desenvolvimento Urbano, Administração, Gestão, Planejamento e Ciência Política.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Caetano, A. U., Justo, W. R., da Silva Melo, S. R., & de Lima, A. G. (2017). Pobreza rural no estado de Pernambuco: uma análise multidimensional com conjuntos fuzzy. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 117–126. https://doi.org/10.61673/ren.2016.593

Edição

Seção

Artigos