Determinantes da evasão e repetência escolar no ensino médio do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2015.607Palavras-chave:
Educação, Escolas, Públicas, Multinível, Longitudinal.Resumo
Tendo em vista os benefícios sociais e econômicos decorrentes de melhorias educacionais, identificar as causas dos problemas de evasão e repetência escolar tem persistido na agenda de pesquisadores e formuladores de políticas sociais. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os determinantes da evasão e da repetência escolar no ensino médio, a partir de uma base de raros dados em nível longitudinal no Brasil, contemplando escolas públicas do Ceará no período 2009-2011. Por meio de um modelo logístico multinível, constatou-se que o desinteresse pelos estudos e a persistência da repetência são os principais fatores que aumentam as chances de o aluno abandonar a escola. Além disso, o atraso escolar pela idade-série dita a retenção dos alunos por um período mais longo. Já o Programa Bolsa Família, dada as suas condicionalidades, tem contribuído para reduzir as chances de evasão e repetência escolar. Em vista desse diagnóstico e da infraestrutura semelhante dessas escolas, a intervenção dos educadores deveria ser direcionada a motivar os alunos aos estudos, através de medidas pedagógicas que os envolvam e os alertem efetivamente sobre os benefícios sociais e econômicos advindos da acumulação de educação a médio e longo prazos, tal como ocorre nos países desenvolvidos.Downloads
Publicado
2018-02-23
Como Citar
Shirasu, M. R., & Arraes, R. de A. e. (2018). Determinantes da evasão e repetência escolar no ensino médio do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 46(4), 117–136. https://doi.org/10.61673/ren.2015.607
Edição
Seção
Artigos