Integração de preços nos mercados brasileiro e internacional de algodão

Autores

  • Ana Caroline Dias Caixeta Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Cleyzer Adrian da Cunha Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Alcido Elenor Wander Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.619

Palavras-chave:

Algodão, integração de preços.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a integração de preços nos mercados brasileiro e internacional de algodão, considerando os custos de transação. Para tanto, foram analisados os índices Cepea e Nybot, que representam os mercados nacional e internacional de algodão, respectivamente, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2014. Por meio do modelo TVEC, com base nos resultados aqui obtidos foi possível demonstrar que nos mercados analisados há um indício de existência de custos de transação no processo de transmissão de preço. Esses são explicados por dificuldades nacionais de infraestrutura e altos custos com frete que contribuem para que existam maiores custos de transação. Por fim, o mercado de algodão passa por valorização mundial por meio da cultura da fibra em detrimento do sintético, por novos mecanismos de plantio e tratamento das fibras, além de parcerias e alianças estratégicas no mercado internacional para fornecimento de insumos, implicando em elevados custos de transação no mercado spot.

Biografia do Autor

Ana Caroline Dias Caixeta, Universidade Federal de Goiás - UFG

Cleyzer Adrian da Cunha, Universidade Federal de Goiás - UFG

Alcido Elenor Wander, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

Caixeta, A. C. D., Cunha, C. A. da, & Wander, A. E. (2017). Integração de preços nos mercados brasileiro e internacional de algodão. Revista Econômica Do Nordeste, 47(4), 79–90. https://doi.org/10.61673/ren.2016.619

Edição

Seção

Artigos