Potencial de desenvolvimento dos municípios baianos: Uma análise fatorial

Autores

  • Marcílio Zanelli Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF
  • João Eustáquio Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.630

Palavras-chave:

Índice de desenvolvimento, Municípios baianos.

Resumo

O objetivo deste artigo é encontrar os potenciais de desenvolvimento para os municípios pertencentes ao estado baiano. Para isto, usa-se o método de análise fatorial no qual são extraídos quatro fatores (desenvolvimento industrial, desenvolvimento agrário, desenvolvimento de serviços e desenvolvimento social) que integram o fator do potencial de desenvolvimento. Além disso, utiliza-se a Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE) para encontrar possíveis clusters dos fatores mencionados. Foi possível identificar que a região Extremo Oeste Baiano possui cidades com alto potencial de desenvolvimento e que a região metropolitana de Salvador é bastante heterogênea. Com os resultados foi possível elaborar estratégias para permitir um maior desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Marcílio Zanelli Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2011), graduação em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2005), especialização em Ensino em Física: Mecânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2008) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana.

João Eustáquio Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Suzana Quinet de Andrade Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Suzana Quinet de Andrade Bastos é Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Pereira, M. Z., Lima, J. E., & Bastos, S. Q. de A. (2017). Potencial de desenvolvimento dos municípios baianos: Uma análise fatorial. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 141–157. https://doi.org/10.61673/ren.2016.630

Edição

Seção

Artigos