Sucesso e insucesso no agronegócio nordestino

Autores

  • Yony Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Tales Vital Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.648

Palavras-chave:

Agronegócios, Competitividade, Agronegócios em Crise, Agronegócios em Expansão.

Resumo

O presente trabalho é centrado em uma avaliação da atual situação e perspectivas do agronegócio nordestino. Fatores de competitividade são ressaltados dos agronegócios existentes, apontando entraves e potencialidades. Levantamentos são apresentados sobre os principais agronegócios de acordo com suas respectivas regiões de predominância. A avaliação apresenta as perspectivas de expansão dos diversos agronegócios que merecem destaque e aqueles agronegócios que estão em crise. Dentre os agronegócios em crise, menciona-se o cacau, castanha de caju, fumo, avicultura, tomate e algodão. Dentre os agronegócios em expansão, ressaltam-se a carcinicultura, manga, uva, melão e o complexo soja/milho.

Biografia do Autor

Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Tales Vital, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Engenheiro Agronônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1969), Mestre em Economia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1977) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Pós - Doutor em Comércio Internacional Agrícola por Paris1 Pantheon Sorbonne (1997) e Pós - Doutor em Economia Territorial por Grenoble II (2008). Professor Associado III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua na área de Economia Agrícola, nos temas: polítca agrícola, cadeia produtiva, agricultura familiar e desenvolvimento rural

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Sampaio, Y., Vital, T., & Costa, E. de F. (2017). Sucesso e insucesso no agronegócio nordestino. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 276–295. https://doi.org/10.61673/ren.2006.648

Edição

Seção

Artigos