Trabalho infantil e a renda na vida adulta: uma análise para o meio rural brasileiro

Autores

  • Gisléia Benini Duarte Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.65

Palavras-chave:

Trabalho infantil, meio rural, regressões quantílicas.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto do trabalho infantil sobre a remuneração do indivíduo na idade adulta, levando em consideração as distintas faixas de renda do trabalhador ou quantis da distribuição da renda do trabalho. Dada a maior importância do trabalho infantil no meio rural, as dificuldades de redução deste tipo de trabalho e menor investimento familiar em escolaridade das crianças verificado neste meio, o esforço de pesquisa é direcionado para tal setor. O trabalho faz uso do modelo econométrico de regressão quantílica, considerando-se simultaneamente o possível viés de seleção decorrente da observação dos salários apenas dos indivíduos ocupados. As evidências geradas indicam que, para o Brasil com um todo, o trabalho infantil reduz as chances de melhores remunerações enquanto adulto. Entretanto existem no meio rural brasileiro diferentes níveis de comprometimento da renda adulta: o trabalho infantil tende a ser muito mais prejudicial nos quantis de menor renda e menos prejudicial nos quantis de maior renda. A este respeito, em particular, não se observa influência negativa do trabalho infantil para indivíduos dos quantis mais altos de renda quando considerada isoladamente a região Sul do país.

Biografia do Autor

Gisléia Benini Duarte, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista. Doutora em Economia. Departamento de Economia – PIMES/UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, Cidade Universitária, CEP: 50.670-901, Recife, PE, Brasil.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista. Doutor em Economia. Prof. do Departamento de Economia – PIMES/UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, Cidade Universitária, CEP: 50.670-901, Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Duarte, G. B., & Silveira Neto, R. da M. (2016). Trabalho infantil e a renda na vida adulta: uma análise para o meio rural brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 45(1), 78–89. https://doi.org/10.61673/ren.2014.65

Edição

Seção

Artigos