Empregos verdes, desenvolvimento e sustentabilidade: o caso francês e sua aproximação com o Nordeste do Brasil

Autores

  • Maione Rocha de Castro Cardoso Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Gil Célio de Castro Cardoso Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.69

Palavras-chave:

Empregos verdes, desenvolvimento regional, Nordeste, políticas públicas, sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar como o meio ambiente tem oportunizado a criação dos denominados “empregos verdes” na região Nordeste do Brasil, tomando como referência a experiência francesa, no período de 1997 a 2007. Os empregos verdes são entendidos como os postos de trabalho relacionados às atividades sustentáveis, que assegurem eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para a realização deste estudo, foram utilizados os dados fornecidos pela RAIS/MTE (Brasil) e La documentation Française e IFEN/ORME (França), sendo a análise dos dados de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica/documental. Como resultado, observou-se que o surgimento de uma nova etapa na busca de uma proposta de desenvolvimento sustentável para o nordeste brasileiro não vem acompanhada de alterações significativas na forma de atuar das instituições no que se refere à gestão das políticas públicas e à criação de novas modalidades de postos de trabalho, como os empregos verdes. Conclui-se que, apesar de ser crescente o número de empregos gerados no Nordeste e no Brasil, no período estudado, ainda não se nota no País, uma tendência de se utilizar o meio ambiente na formulação de políticas públicas que coloquem os empregos verdes como elemento importante na promoção do desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

Biografia do Autor

Maione Rocha de Castro Cardoso, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Economista. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e em Geografia e Gestão do Território (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle). Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi, Itaperi, CEP: 60.740-903, Fortaleza, CE, Brasil.

Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade de Brasília – UnB

Economista. Doutor em Desenvolvimento Regional (UFRN). Prof. Adjunto da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Cardoso, M. R. de C., & Cardoso, G. C. de C. (2016). Empregos verdes, desenvolvimento e sustentabilidade: o caso francês e sua aproximação com o Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 45(1), 136–148. https://doi.org/10.61673/ren.2014.69

Edição

Seção

Artigos