Impactos sociais do aumento de demanda de etanol hidratado versus gasolina c na Economia brasileira

Autores

  • Cinthia Cabral da Costa Graduada como Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo.
  • Joaquim José Martins Guilhoto Professor Titular do Departamento de Economia – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Adjunct Associate Professor no Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois, EUA.
  • Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq − Grupo de Extensão em Mercado de Trabalho (GEMT).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.7

Palavras-chave:

Etanol, Gasolina, Emprego, Matriz Insumo-Produto.

Resumo

Procura estimar os impactos nos empregos da economia brasileira resultantes da substituição de gasolina C por etanol hidratado. Para isto, utiliza a Matriz Insumo-Produto inter-regional para as regiões Norte-Nordeste, Centro-Sul e o Estado de São Paulo. Os resultados aponta grande potencial de geração de empregos num cenário de substituição da gasolina pelo etanol. Ao simular aumentos de consumo de etanol nas proporções 5%, 10% e 15%, em detrimento de gasolina C, verificou-se um potencial de criação de, respectivamente, 39.234, 78.467 e 117.701 novos empregos no país. Sobre o valor das remunerações, foram observados aumentos da ordem de R$ 79 milhões; R$ 157 milhões e R$ 236 milhões, respectivamente, para os mesmos cenários. Estes resultados mostram que os choques originários na região Norte-Nordeste responderam por mais da metade dos impactos de emprego e cerca de 40% dos impactos nas remunerações.

Biografia do Autor

Joaquim José Martins Guilhoto, Professor Titular do Departamento de Economia – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Adjunct Associate Professor no Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois, EUA.

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Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq − Grupo de Extensão em Mercado de Trabalho (GEMT).

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Publicado

2016-03-15

Como Citar

Costa, C. C. da, Guilhoto, J. J. M., & Moraes, M. A. F. D. de. (2016). Impactos sociais do aumento de demanda de etanol hidratado versus gasolina c na Economia brasileira. Revista Econômica Do Nordeste, 44(1), 45–57. https://doi.org/10.61673/ren.2013.7

Edição

Seção

Artigos