Efeito da seca sobre a produção, a renda e o emprego agrícola na microrregião geográfica de Brejo Santo e no estado do Ceará.

Autores

  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Alfredo Nicodemos da Cruz
  • Lucia Maria Ramos Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.734

Palavras-chave:

Seca-Brejo Santo-Ceará, Produção Agrícola, Agricultura-emprego, Agricultura-renda, Desenvolvimento Econômico-Brejo Santo-Ceará.

Resumo

Este estudo se propõe a avaliar os efeitos da seca, no ano de 2001, na Microrregião Geográfica de Brejo Santo – Ceará - e no Estado como um todo, sobre as variáveis produção, emprego e renda, e comparar o efeito das secas de 1998 e de 2001 em relação a um ano de período chuvoso normal (2000), sobre tais variáveis. Para tanto, foram utilizados dados oriundos de publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Anuário Estatístico do Ceará, Fundação Instituto de Planejamento do Estado do Ceará (Iplance), além de informações junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Diante dos resultados, constata-se que houve queda na produção agrícola em todas as culturas analisadas, tendo como conseqüências a diminuição da renda do homem do campo e o desemprego. O cenário descrito aponta para a necessidade de assegurar opções de emprego e renda para os trabalhadores rurais nos períodos de pós-seca e, concomitantemente, capacitá-los para, fazendo uso e manejo adequados do solo e da água, desenvolver atividades produtivas sustentáveis e menos agressivas aos recursos naturais.

Biografia do Autor

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos RecursoS Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Pesquisador 1A do CNPq.

Lucia Maria Ramos Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1976), especialização em Introdução a Microcomputadores pela Universidade Federal do Ceará(1984), especialização em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará(1985), especialização em Planejamento e Avaliação de Proejtos Rurais pela Universidade Federal do Ceará(1986), especialização em Economia dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará(1989), especialização em Estatística Básica Através do S A S Para o Windows pela Universidade Federal do Ceará(1996) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1980). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará e Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Frango de corte, Incerteza, Ceará.

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Davis (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Economia Agrícola, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, indicadores de sustentabilidade, governança e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Khan, A. S., da Cruz, J. A. N., Silva, L. M. R., & Lima, P. V. P. S. (2017). Efeito da seca sobre a produção, a renda e o emprego agrícola na microrregião geográfica de Brejo Santo e no estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 36(2), 242–262. https://doi.org/10.61673/ren.2005.734

Edição

Seção

Artigos