E-Commerce: características demográficas do e-consumidor nordestino e principais variáveis comportamentais determinantes de compra
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2004.766Palavras-chave:
E-commerce, consumidor virtual, comércio eletr ônico, varejo virtual, Internet.Resumo
As empresas modernas estão em processo de questionamento sobre as características dos consumidores em relação a expectativas, demandas, hábitos e comportamento de compra. Essas são perguntas difíceis de responder, mesmo diante da configuração tradicional do mercado. Muito mais complexo será prever qual o impacto do e-commerce no comportamento destes consumidores e qual será a influência sobre as empresas, grandes e pequenas, que procuram satisfazer suas necessidades. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou através das respostas de 302 usuários nordestinos, identificar as características demográficas bem como as variáveis comportamentais determinantes para a decisão de compra no varejo virtual entre dois grupos de usuários: os que utilizam e os que não utilizam o ecommerce. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: os consumidores virtuais, em sua maioria, são pessoas jovens (na faixa de 18 a 29 anos), do sexo masculino, com bom grau de instrução (no mínimo possuem superior incompleto) e com renda familiar mínima entre 15 e 20 salários mínimos. A comodidade foi considerada a principal variável influenciadora para compra virtual. Não gosta de comprar sem ver e sentir o produto foi a principal variável influenciadora para o não uso da Internet como canal de compra.Downloads
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Publicado
2017-12-26
Como Citar
Arruda, D. M. de O., & Miranda, C. M. C. (2017). E-Commerce: características demográficas do e-consumidor nordestino e principais variáveis comportamentais determinantes de compra. Revista Econômica Do Nordeste, 35(2), 218–233. https://doi.org/10.61673/ren.2004.766
Edição
Seção
Artigos