Diagnóstico da agricultura irrigada no Baixo e Médio Jaguaribe

Autores

  • Rubens Sonso Gondim Embrapa
  • Adunias dos Santos Teixeira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Morsyleide de Freitas Rosa Embrapa
  • Maria Cléa Brito de Figueirêdo Embrapa
  • Paulo Miranda Pereira Companhia de Gestao dos Recursos Hidricos - COGERH
  • Kleber Vasconcelos Sabino Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.792

Palavras-chave:

Gestão dos recursos hídricos, Irrigação-Baixo Jaguaribe, Irrigação-Médio Jaguaribe, Política de recursos hídricos.

Resumo

A gestão dos recursos hídricos carece de informações técnico-científicas que sustentem critérios
na concessão de outorga d´água e a agricultura irrigada no Baixo e Médio Jaguaribe necessita otimizar o uso daquela, diante da competição de outros setores de usuários. Este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico tecnológico da agricultura irrigada no Baixo e Médio Jaguaribe, a fim de permitir o esboço futuro de uma proposta de política visando à sustentabilidade dos recursos hídricos na região. O diagnóstico do estado atual da agricultura irrigada nas sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe baseou-se no cadastro de irrigantes,
elaborado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Pode-se constatar que o maior percentual de área é representado pela irrigação por inundação (2.132,82ha – 39,70% da área), seguido pela microaspersão (1.130,80ha – 21,05%), aspersão (771,80ha – 14,37%), pivô (465ha – 8,66%); gotejamento (429,75ha – 8,00%); sulco (328,31ha – 6,11%) e faixa (77,84 ha – 1,45%).

Biografia do Autor

Rubens Sonso Gondim, Embrapa

Possui Graduação em Agronomia, Mestrado em Agronomia - Irrigação e Drenagem e Doutorado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos. Atua como Pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical nos seguintes temas: recionalização do uso da água na agricultura; definição das necessidades hídricas de fruteiras e flores tropicais, impacto das mudanças climáticas e adaptação na agricultura irrigada tropical.

Adunias dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas - University of California - Davis (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.

Morsyleide de Freitas Rosa, Embrapa

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado (1993) e doutorado (1997) em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora visitante no Agricultural Research Service/USDA/WRRC, EUA, na área de compósitos biodegradáveis. Ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em 1995 e, atualmente, é Pesquisadora A. Em 2007, foi reconhecida pela Embrapa com a Premiação por Excelência "Destaque Individual da Embrapa". É membro permanente dos corpos docentes dos Cursos de Pós-graduação em Química e Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará. É líder do Projeto "Métodos e processos para aumento da escala de preparação de nanoprodutos de interesse do Agronegócio, da Rede de Nanotecnologia para o agronegócio - Rede AgroNano - mantida pela Embrapa e articulando cerca de 150 pesquisadores ao todo de várias unidades da Embrapa e Universidades. Coordena o Núcleo de Excelência em Tecnologia da Biomassa (Pronex) e mantém colaboração técnico-científica com França, Portugal e Canadá. Tem interesses de pesquisa nas áreas de nanocelulose, fibras vegetais, bionanocompósitos, biomateriais, hidrogéis e aerogéis.

Maria Cléa Brito de Figueirêdo, Embrapa

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Science and Technology Studies - Rensselaer Polytechnic Institute (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2009), com área de concentração em Saneamento Ambiental. Realizou pós-doutorado na Wageningen University, Wageningen, Holanda, no periodo de 2011-2012, em avaliação de ciclo de vida de produtos, com enfoque nas categorias de impacto mudanças climáticas e escassez hídrica. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Avaliação de Impacto Ambiental, atuando no desenvolvimento e aplicação de modelos de avaliação de impacto ambiental de inovações agroindustriais, com ënfase em avaliação de ciclo de vida.

Paulo Miranda Pereira, Companhia de Gestao dos Recursos Hidricos - COGERH

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1981), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1984) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Agropecuário pela Escola Média de Agricultura de Florestal(1986). Atualmente é Técnico em Gestão e Planej de Recursos Hídric da Compahia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola.

Kleber Vasconcelos Sabino, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é agente rural master / floricultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: flores, plantas ornamentais e agricultura.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Gondim, R. S., Teixeira, A. dos S., Rosa, M. de F., de Figueirêdo, M. C. B., Pereira, P. M., & Sabino, K. V. (2017). Diagnóstico da agricultura irrigada no Baixo e Médio Jaguaribe. Revista Econômica Do Nordeste, 35(3), 424–430. https://doi.org/10.61673/ren.2004.792

Edição

Seção

Artigos