Café: condicionantes e elasticidades da demanda de consumo interno

Autores

  • Sidnei Lopes da Costa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Orlando Monteiro da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.800

Palavras-chave:

Café, Café-Consumo Interno, Café-Elasticidades da Demanda.

Resumo

A extinção do Instituto Brasileiro do Café, no início da década de 1990, trouxe grandes modificações estruturais para toda a cadeia produtiva do café, afetando os níveis de consumo per capita e total. Também, a adoção do selo de pureza, a implantação do Plano Real, o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e a diversificação dos tipos e bebidas à base de café contribuíram, de maneira decisiva, para as mudanças no consumo interno. Para captar os efeitos dessas variáveis no consumo dos cafés torrado e moído e solúvel, estimaram-se funções de regressão para o período compreendido entre 1970 e 2000. Os resultados indicaram que a demanda pelo café torrado e moído é inelástica (-0,069) e, portanto, pouco sensível às variações de preço. A elasticidade preço encontrada para o café solúvel foi igual a -0,604. Quanto à participação das mulheres no mercado de trabalho, os resultados mostraram que a cada 1% de aumento nessa participação, o consumo de café torrado e moído decresceria em 0,62%, enquanto o de café solúvel aumentaria em 7,1%. A melhoria da qualidade do produto, captada pela implantação do selo de pureza, mostrou contribuição significativa ao aumento do consumo do café torrado e moído e pequena redução na demanda do café solúvel. Projeções realizadas com a equação estimada para a demanda de café torrado e moído para o ano de 2010 indicam que o consumo per capita de café variaria entre 5,16 a 5,95 kg/ano, naquela data, enquanto o consumo total estaria em torno de 17 milhões de sacas de 60kg/ano.

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Biografia do Autor

Sidnei Lopes da Costa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa(1999), especialização em cafeicultura empresarial pela Universidade Federal de Lavras(2001) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2003). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade.

Orlando Monteiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Agronomia (1976) e mestrado em Economia Rural (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. É PhD em Economia pela North Carolina State University (1990), onde também fez um pós-doutorado (1997). Tem especialização em Integração Econômica pelo El Colégio de México, 1995. Atualmente é ProfessorTitular da Universidade Federal de Viçosa, na área de Economia Internacional do Depto de Economia, atuando como orientador nos cursos de pós-graduação em Economia Aplicada, Administração e Economia da UFV. Foi Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Chefe do Depto de Economia, Diretor Substituto do Centro de Ciências Humanas e Membro do Conselhos de Pesquisa e Universitário da UFV. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG e Presidente da Fundação Arthur Bernardes. Suas publicações tem sido nas áreas de Economia, com ênfase nas Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, interdependência de mercado e competitividade.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

da Costa, S. L., & da Silva, O. M. (2017). Café: condicionantes e elasticidades da demanda de consumo interno. Revista Econômica Do Nordeste, 35(4), 557–566. https://doi.org/10.61673/ren.2004.800

Edição

Seção

Artigos