EFEITOS DO PROGRAMA PACTO PELO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA PARAÍBA SOBRE INDICADORES EDUCACIONAIS E DE SAÚDE

Autores

  • Stélio Coêlho Lombardi Filho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Otoniel Rodrigues dos Anjos Junior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.808

Palavras-chave:

Paraíba, Pacto Social, Avaliação de Impacto, Método Duplamente Robusto

Resumo

Este trabalho avalia o impacto do programa estadual Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, criado em 2011, sobre uma série de indicadores educacionais e de saúde. A pesquisa tem por escopo aferir se o Pacto foi bem-sucedido em cumprir seus objetivos de melhoria dos indicadores sociais dos municípios paraibanos. A avaliação foi realizada utilizando-se o modelo de regressão múltipla com reponderação pelo Propensity Score Matching (PSM), também conhecido na literatura como método duplamente robusto de avaliação de programas. Os principais resultados encontrados sugerem que os municípios participantes do Pacto Social exibiram uma ampliação no acesso à educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que repercutiu numa redução de 40% na taxa de analfabetismo da população adulta da Paraíba, entre 2010 e 2015. Na área da saúde, houve uma redução de 25% no percentual de gravidez na adolescência, em 2014, e um efeito positivo de 4,69% sobre a frequência de gestantes com pelo menos sete consultas pré-natais.

Biografia do Autor

Stélio Coêlho Lombardi Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR-UFMG). Integrante do grupo de pesquisa da UFPB intitulado Laboratório de Estudos em Microeconomia Aplicada (LEMA).

Otoniel Rodrigues dos Anjos Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dedica-se a estudar temas relacionados à criminalidade, seus determinantes e/ou efeitos multiplicadores. Avalia tal fenômeno a partir da abordagem racional e utilizando instrumentais advindos da Econometria Espacial, dentre outros. Estuda temas diversos como trabalho infanto-juvenil, agricultura e meio ambiente. Destaca-se que todos os temas são averiguados considerando o aspecto regional do problema e as possíveis soluções por meio da implementação de políticas públicas.

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada e em Economia do Setor Público. Possui formação em nível de graduação em Economia (UFPB, 2009) e em Sistemas em Telecomunicações (IFPB, 2007), com mestrado e doutorado em Economia (PPGE-UFPB, 2010 e 2014). Sua pesquisa se concentra nas áreas de Economia da Educação, Saúde, Setor Público, Microeconomia Aplicada e Finanças. Sua tese foi ganhadora do 35º Prêmio BNDES de Economia, categoria Doutorado, em 2015. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como uma série de artigos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Lombardi Filho, S. C., Anjos Junior, O. R. dos, & Cavalcanti de Almeida, A. T. (2019). EFEITOS DO PROGRAMA PACTO PELO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA PARAÍBA SOBRE INDICADORES EDUCACIONAIS E DE SAÚDE. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 41–57. https://doi.org/10.61673/ren.2019.808

Edição

Seção

Artigos