ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE SOBRE-EDUCAÇÃO E SUBEDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DA BAHIA EM 2014

Autores

  • Aline Cristina da Cruz Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
  • Jovana Aparecida Guedes Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
  • Isabela Barbosa Ferreira dos Santos Barbosa Universidade Federal de São João del-Rei.
  • Daniela Almeida Raposo Torres Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.824

Palavras-chave:

sobre-educação, subeducação, ocupação, incompatibilidade educacional, Bahia.

Resumo

A diminuição da taxa de analfabetismo nas regiões do Brasil, ao longo do século XXI, relacionada a outros fatores, como ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das unidades federativas, gerou questionamentos acerca da estrutura educacional brasileira, principalmente, em se tratando da incompatibilidade educacional dos trabalhadores. Diante deste contexto, esse artigo teve como objetivo analisar a incidência de sobre-educação e subeducação no mercado de trabalho da Bahia, em 2014, estado que apresentou alto índice de analfabetismo nesse ano (16,6%) e baixo IDH (0,660). Para tal, estimou-se a incidência de tais fenômenos, por meio do método Job Analysis via uso do software Stata, e buscando relacioná-los a variáveis socioeconômicas (gênero, raça, idade e escolaridade). Os resultados apontam que a adequação é predominante no mercado de trabalho baiano (39,92%), em 2014, apesar das incidências consideráveis de subeducação (39,03%) e sobre-educação (21,04%). Isso pode ser justificado certamente pelo aumento da escolaridade e diminuição da taxa de analfabetismo via maior atuação das políticas públicas de acesso à educação.

Biografia do Autor

Aline Cristina da Cruz, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia Aplicada Sua produção abrange diversas áreas de pesquisa, entre as quais: Mercado de Trabalho, Desenvolvimento e Crescimento Econômico; Comercialização, Mercados e Preços, Mercados Futuros Agropecuários. 

Jovana Aparecida Guedes, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Bacharel em Ciencias Economicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ.

Isabela Barbosa Ferreira dos Santos Barbosa, Universidade Federal de São João del-Rei.

Graduanda do curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal de São João del-Rei.

Daniela Almeida Raposo Torres, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Possui graduação em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Pós-Graduação em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/UFMG (2002) e doutorado em Pós-Graduação em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/UFMG (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Comércio Exterior e Economia da Inovação.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Como Citar

Cruz, A. C. da, Guedes, J. A., Barbosa, I. B. F. dos S., & Torres, D. A. R. (2018). ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE SOBRE-EDUCAÇÃO E SUBEDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DA BAHIA EM 2014. Revista Econômica Do Nordeste, 49(3), 171–186. https://doi.org/10.61673/ren.2018.824

Edição

Seção

Artigos