Uma metodologia de avaliação de médias empresas nordestinas do setor têxtil

Autores

  • Heber José de Moura Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.827

Palavras-chave:

Avaliação de empresas, Avaliação de médias empresas-Nordeste, Avaliação financeira-Setor têxtil, Capital de giro, Setor têxtil, Setor têxtil-Avaliação de médias empresas.

Resumo

O trabalho consiste em uma proposta para avaliar financeiramente as médias empresas nordestinas utilizando cenários de risco. Procura chegar a estimativas mais consistentes a respeito do valor da empresa, baseando-se na geração de distribuições probabilísticas associadas aos vários cenários possíveis. A metodologia proposta utiliza estimativas acerca da necessidade de capital de giro como forma de construir fluxos de caixa operacionais mais consistentes, aproveitando-se da condição de estabilidade apresentada pelas médias organizações nordestinas no tocante à relação entre necessidade de capital de giro e a receita operacional líquida. O
artigo procura contribuir para o processo de avaliação financeira das empresas, ao incorporar informações outras além das exclusivamente fundamentalistas, como vem sendo tradicionalmente adotado na prática. A título de aplicação, é feita a avaliação financeira de uma empresa do setor têxtil.

Biografia do Autor

Heber José de Moura, Universidade de Fortaleza - Unifor

Doutor em Administração pela FGV/SP (1995) em Finanças e Métodos Quantitativos, com Pós-Doutorado em Risco Operacional realizado na UFPe com o Dr Charles Ulises de Montreuil Carmona. Mestre em Análise de Sistemas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1975) e graduado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1972). Atualmente é Professor titular dos cursos de doutorado e mestrado em Administração, mestrado em Saúde Coletiva e Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza e Coordenador do MBA em Administração Financeira. Tem experiência na área de Métodos Quantitativos Aplicados , Estatística e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos inovadores para o ensino das finanças , Risco corporativo e Modelagem Empresarial. Atualmente desenvolve instrumentos de apoio acadêmico na forma de "cases" virtuais para utilização nas áreas de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza, tendo publicado recentemente a obra "Aprendendo Finanças Através de uma Empresa virtual", pela Editora Ciência Moderna.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

de Moura, H. J. (2018). Uma metodologia de avaliação de médias empresas nordestinas do setor têxtil. Revista Econômica Do Nordeste, 34(2), 254–275. https://doi.org/10.61673/ren.2003.827

Edição

Seção

Artigos