DIFERENCIAL DE SALÁRIOS NO MERCADO FORMAL/INFORMAL PARA AS REGIÕES METROPOLITANAS DO NORDESTE

Autores

  • Leandro Batista Duarte Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Ana Beatriz Pereira Sette Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.867

Palavras-chave:

Mercado, Discriminação, Nordeste.

Resumo

O crescimento da informalidade no cenário brasileiro tem sido de grande relevância ao longo das últimas décadas, dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar a diferença de rendimento entre trabalhadores formais e informais nas Regiões Metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza. Na metodologia, foi utilizada a equação minceriana estimada pelo método de regressão quantílica, apresentado originalmente por Koenker e Basset (1978). Quanto ao modelo de regressão quantílica, os resultados obtidos, particularmente para a educação, apresentaram indícios da ocorrência de segmentação em termos de retornos aos atributos produtivos. Apesar dos trabalhadores informais apresentarem retornos ao capital humano semelhante aos trabalhadores formais na base da distribuição de rendimentos, chegando a alguns casos a ter relativamente mais vantagens.

Biografia do Autor

Leandro Batista Duarte, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Economia pelo PIMES - Universidade Federal de Pernambuco (Fase de elaboração da Tese). Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi bolsista FAPESB e de Iniciação Científica ICB-UESC durante a graduação. Estagiou na empresa Banco do Brasil. Foi monitor da disciplina Microeconomia I na graduação e no mestrado no período de 2015.1 da UFV. Monitor da disciplina Macroeconomia 2 no período 2017.1 na graduação da UFPE e Macroeconomia 1 em 2017.2 na UFPE. Têm experiência na área de Economia do Turismo, Mercado de trabalho e, atualmente, está pesquisando estudos na área de Economia Regional e Urbana no grupo de pesquisa Núcleo de Economia Regional e Urbana - NERU com responsabilidade do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor (2008) e Mestre (2005) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Economista (2004) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Economia da UFV. Atua como professor orientador no Programa de Mestrado em Economia da UFV, sendo membro da comissão coordenadora de tal Programa. Coordena o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa). Áreas de atuação: Mercado de Trabalho, Microeconometria,Teoria Microeconômica, Políticas Públicas (ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos, PAA) e Economia dos Recursos Naturais.

Ana Beatriz Pereira Sette, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Duarte, L. B., Cirino, J. F., & Sette, A. B. P. (2018). DIFERENCIAL DE SALÁRIOS NO MERCADO FORMAL/INFORMAL PARA AS REGIÕES METROPOLITANAS DO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 9–24. https://doi.org/10.61673/ren.2018.867

Edição

Seção

Artigos