A QUALIDADE DO AMBIENTE URBANO AFETA O DESEMPENHO ESCOLAR? UMA ANÁLISE DO CASO DAS FAVELAS DA CIDADE DO RECIFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.887

Palavras-chave:

Ambiente urbano, desempenho escolar, favelas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar empiricamente a existência da influência das favelas sobre o desempenho escolar dos alunos da rede pública do Recife. Para tanto, utilizamos a base de dados oriunda da pesquisa realizada pela Fundaj em 2013, em que entrevistou diretores, professores, responsáveis e alunos do 6° ano das escolas públicas dessa cidade. Trata-se da primeira base a oferecer informações georreferenciadas dos alunos e das escolas do Recife, o que permitiu distinguir os alunos entre moradores ou não das favelas. A partir da identificação dos moradores da favela foi possível empregar as técnicas de Propensity score matching, os métodos de reponderação e o estimador de Oaxaca-Blinder para tentar contornar os problemas ocasionados pela distribuição não aleatória dos alunos ao longo do tecido urbano. Os resultados encontrados sugerem a influência negativa das favelas sobre o desempenho escolar.

Biografia do Autor

Julia Rocha Araujo, PIMES/UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Urbana

Raul da Mota Silveira Neto, PIMES/UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Araujo, J. R., & Silveira Neto, R. da M. (2018). A QUALIDADE DO AMBIENTE URBANO AFETA O DESEMPENHO ESCOLAR? UMA ANÁLISE DO CASO DAS FAVELAS DA CIDADE DO RECIFE. Revista Econômica Do Nordeste, 49(4), 161–181. https://doi.org/10.61673/ren.2018.887

Edição

Seção

Artigos