Modelos de assimetria de informação e seleção adversa na comercialização de abacaxi

Autores

  • Shirley Pereira de Mesquita Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente do Departamento de Economia - UFPB/Campus I.
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio Professor Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Yony Sampaio Professor Titular do Departamento de Economia da UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.9

Palavras-chave:

Comercialização, Seleção Adversa, Abacaxi, Bolsa, Produtores.

Resumo

Tem como objetivo principal analisar a estrutura atual de comercialização de abacaxi oferecida pela Bolsa do Comércio de Pernambuco, principalmente o tipo de contrato proposto aos produtores paraibanos. Utiliza a teoria dos contratos, mais especificamente, um modelo principal-agente com seleção adversa, que tem a bolsa como principal propondo um contrato de comercialização a produtores (agentes). O contrato atual, proposto pela bolsa, foi adequado a uma estrutura de precificação linear que determina apenas o preço da comercialização. Conclui que este contrato é ineficiente. O melhor desenho contratual para atrair os pequenos produtores paraibanos seria a precificação não-linear, contudo, devido a sua difícil operacionalização, sugere o esquema contratual de tarifa única em duas partes, o que atenderia aos pequenos e grandes produtores e reduziria a ineficiência atual.

Biografia do Autor

Shirley Pereira de Mesquita, Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente do Departamento de Economia - UFPB/Campus I.

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I. Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Castelo Branco. 58.051-900, João Pessoa, PB - Brasil. (83) 3216.7453.

Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Professor Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). Pós-doutor pela University of Illinois. Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes)/
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Departamento de Ciências Administrativas. Campus Universitário Lagoa Nova. 59.072-970 - Natal, RN – Brasil. Telefone: (84) 3215.3496.

Yony Sampaio, Professor Titular do Departamento de Economia da UFPE.

Departamento de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia - PIMES/UFPE. Av. Prof. Moraes Rêgo, 1235. Cidade Universitária, Recife-PE. 50.670-901. (81) 2126.8000

Publicado

2016-03-15

Como Citar

Mesquita, S. P. de, Sampaio, L. M. B., & Sampaio, Y. (2016). Modelos de assimetria de informação e seleção adversa na comercialização de abacaxi. Revista Econômica Do Nordeste, 44(1), 113–123. https://doi.org/10.61673/ren.2013.9

Edição

Seção

Artigos