Modelos de assimetria de informação e seleção adversa na comercialização de abacaxi
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2013.9Palavras-chave:
Comercialização, Seleção Adversa, Abacaxi, Bolsa, Produtores.Resumo
Tem como objetivo principal analisar a estrutura atual de comercialização de abacaxi oferecida pela Bolsa do Comércio de Pernambuco, principalmente o tipo de contrato proposto aos produtores paraibanos. Utiliza a teoria dos contratos, mais especificamente, um modelo principal-agente com seleção adversa, que tem a bolsa como principal propondo um contrato de comercialização a produtores (agentes). O contrato atual, proposto pela bolsa, foi adequado a uma estrutura de precificação linear que determina apenas o preço da comercialização. Conclui que este contrato é ineficiente. O melhor desenho contratual para atrair os pequenos produtores paraibanos seria a precificação não-linear, contudo, devido a sua difícil operacionalização, sugere o esquema contratual de tarifa única em duas partes, o que atenderia aos pequenos e grandes produtores e reduziria a ineficiência atual.Publicado
2016-03-15
Como Citar
Mesquita, S. P. de, Sampaio, L. M. B., & Sampaio, Y. (2016). Modelos de assimetria de informação e seleção adversa na comercialização de abacaxi. Revista Econômica Do Nordeste, 44(1), 113–123. https://doi.org/10.61673/ren.2013.9
Edição
Seção
Artigos