COMÉRCIO EXTERIOR CEARENSE (1989-2016): RESTRIÇÕES E POTENCIALIDADES

Autores

  • Francisco Laercio Pereira BRAGA Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Professor do curso de Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicado (CESA)
  • Maria Cristina Pereira de Melo Professora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jair do Amaral Filho Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica – DTE da FEAAC; Professor do CAEN da Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.906

Palavras-chave:

Competitividade Internacional. Estado do Ceará. Comércio Externo.

Resumo

Este trabalho propõe identificar as restrições e potencialidades e do comércio exterior cearenses entre o período de 1989 e 2016. O comércio exterior cearense foi analisado por meio de indicadores como, grau de abertura da economia, coeficiente de importação, Market-share, taxa de cobertura relativa das importações, coeficientes de especialização relativa e índices de concentração e de comércio intrasetorial. Os resultados mostraram que o comércio exterior cearense, ao longo de quase trinta anos, deteve baixa participação nas vendas e compras nacionais, contudo, apresentou mudanças expressivas a partir da década de 1990. Novos produtos entraram na pauta e   novos mercados foram conquistados. Alguns fatores foram responsáveis pelo desempenho externo estadual no período considerado. Destacam-se a política de atração de investimentos do Governo do Estado, a entrada em operação do porto do Pecém e a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) na Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE). As restrições a serem transpostas referem-se, dentre outras, à concentração da pauta exportadora em produtos de baixo valor agregado e à concentração espacial dos principais municípios exportadores.

Biografia do Autor

Francisco Laercio Pereira BRAGA, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Professor do curso de Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicado (CESA)

Bacharel e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Economia e Gestão em Saúde pela UFC e Mestre em Economia Rural pela UFC. Professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

Maria Cristina Pereira de Melo, Professora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Economia pela Universidade de Paris XIII (França); Professora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jair do Amaral Filho, Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica – DTE da FEAAC; Professor do CAEN da Universidade Federal do Ceará – UFC

Pós-Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII e Université Sorbonne Nouvelle-IHEAL, Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica – DTE da FEAAC; Professor do CAEN da Universidade Federal do Ceará – UFC.

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

BRAGA, F. L. P., Melo, M. C. P. de, & Filho, J. do A. (2019). COMÉRCIO EXTERIOR CEARENSE (1989-2016): RESTRIÇÕES E POTENCIALIDADES. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 89–106. https://doi.org/10.61673/ren.2019.906

Edição

Seção

Artigos