EFICIÊNCIA ALOCATIVA DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE) UMA VISÃO DE INSUMO-PRODUTO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2038

Mots-clés :

FNE, Insumo-Produto, Setores-chave, Brasil-Nordeste

Résumé

Utiliza a abordagem de insumo-produto para avaliar a eficiência alocativa do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), durante o período de 1991 a 1993. Considera, neste contexto, eficiência alocativa como sendo a capacidade de canalizar recursos para aquelas atividades com poder de gerar e disseminar impactos socioeconômicos acima da média – para a frente e para trás – nas comumente denominados de setores-chave. Demonstra que, dentro do campo de atuação estabelecido para o Fundo, 58% dos recursos foram aplicados em setores-chave da economia nordestina, implicando a geração de impactos capazes de garantir ao FNE uma performance satisfatoriamente eficiente. Atribui ao sistema de planejamento do FNE – baseado em uma série de estudos regionais e setoriais – uma considerável parcela de responsabilidade por esse padrão distributivo dos recursos.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Mauricio Teixeira Rodrigues, Banco do Nordeste do Brasil

Economista, pesquisador do Banco do Nordeste do Brasil S.A. /ETENE Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQUSP)

Joaquim José MartinsGuilhoto, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia pela University of ILLinois, professor-adjunto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)

Téléchargements

Publié-e

1998-07-30

Comment citer

Rodrigues, M. T., & Joaquim José MartinsGuilhoto. (1998). EFICIÊNCIA ALOCATIVA DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE) UMA VISÃO DE INSUMO-PRODUTO . Revista Econômica Do Nordeste, 29(3), 319–348. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2038

Numéro

Rubrique

Artigos