PADRÕES REPRODUÇÃO E DINÂMICA DE MUDANÇAS DE CAMPONESES NA AMAZÔNIA; OS CASOS DE CAPITÃO POÇO E IRITUIA, NO PARÁ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1997.2129

Keywords:

Agricultura Familiar, Economia Agrícola, Inovações Tecnológicas, Brasil-Pará

Abstract

Constata que a Amazônia, entre os camponeses vem se verificando um processo claro de reordenamento da base produtiva agrícola: a agricultura itinerante de derruba e queima – a shifting cultivation – vem cedendo lugar a sistemas agrícolas onde as culturas perenes e sem-perenes tendem a apresentar importância crescente, ao lado de uma pecuária bovina de pequeno porte e da criação de pequenos animais. Tal dinâmica não se dá de maneira uniforme: enquanto em certas microrregiões o processo verifica-se em ritmo acelerado, noutras ele acontece em ritmo lento ou, eventualmente, não se manifesta. E mais: mesmo no interior de uma mesma microrregião, municípios apresentam comportamentos simétricos. O artigo expõe fundamentos tanto dos processos rápidos de mudanças no município de Capitão Poço quanto da estagnação no vizinho municípios de Irituia, no Estado do Pará.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco de Assis Costa , Universidade Federal do Pará

PhD em economia pela Universidade Livre de Berlim, professor  e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) Universidade Federal do Pará (UFPa).

Published

1997-12-29

How to Cite

Costa , F. de A. (1997). PADRÕES REPRODUÇÃO E DINÂMICA DE MUDANÇAS DE CAMPONESES NA AMAZÔNIA; OS CASOS DE CAPITÃO POÇO E IRITUIA, NO PARÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 28(3), 293–309. https://doi.org/10.61673/ren.1997.2129

Issue

Section

Artigos