ALFABETIZAÇÃO ECONÔMICA E ENDIVIDAMENTO: QUANDO HÁBITOS SUPERAM O CONHECIMENTO.

Autores

  • Matheus Dantas Madeira Pontes Universidade da Beira Interior e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-0056-2826
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1365

Palavras-chave:

endividamento, alfabetização econômica, atitudes em relação ao consumo, atitudes em relação ao endividamento

Resumo

Identificado como fonte de problemas emocionais e de saúde, o endividamento é um fenômeno que acomete mais de 60% da população cearense. O objetivo principal do trabalho foi identificar o impacto da Alfabetização Econômica, Atitudes em Relação ao Endividamento, Atitudes em Relação ao Consumo e características sociodemográficas sobre o endividamento individual a partir de uma amostra com 924 adultos no estado do Ceará. Foram realizadas Análises Fatoriais Exploratórias e, após, uma regressão logística, que determinou o impacto dos conhecimentos, comportamentos econômicos e traços sociodemográficos no endividamento pessoal. Os resultados mostraram que a alfabetização econômica não exerce influência no endividamento pessoal, assim como o comportamento racional de consumo, as atitudes austeras em relação ao endividamento, o gênero e o nível socioeconômico. Já as atitudes impulsivas e compulsivas de compra e o hedonismo em relação ao endividamento impactam positivamente nas dívidas dos indivíduos. Entre as características sociodemográficas, verificou-se que indivíduos mais velhos e aqueles que residem com o cônjuge estão mais propensos ao endividamento. Políticas públicas de enfrentamento ao endividamento devem buscar mudanças nas atitudes dos indivíduos mais do que apenas o repasse de informações sobre economia e finanças pessoais.

Biografia do Autor

Matheus Dantas Madeira Pontes, Universidade da Beira Interior e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Economista. Doutorando em Gestão na Universidade da Beira Interior. Economista na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Avenida da Abolição, 3. Centro. 62.790-000. Redenção-CE. matheus.pontes@unilab.edu.br.

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Economista. Pós-Doutora em Economia. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE). Avenida Silas Munguba, 1700. Campus do Itaperi. 60.714-903. Fortaleza-CE. veronica.penaloza@uece.br

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pontes, M. D. M., & Peñaloza, V. (2023). ALFABETIZAÇÃO ECONÔMICA E ENDIVIDAMENTO: QUANDO HÁBITOS SUPERAM O CONHECIMENTO. Revista Econômica Do Nordeste, 54(3), 8–31. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1365

Edição

Seção

Artigos