ALFABETIZAÇÃO ECONÔMICA E ENDIVIDAMENTO: QUANDO HÁBITOS SUPERAM O CONHECIMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1365Palabras clave:
endividamento, alfabetização econômica, atitudes em relação ao consumo, atitudes em relação ao endividamentoResumen
Identificado como fonte de problemas emocionais e de saúde, o endividamento é um fenômeno que acomete mais de 60% da população cearense. O objetivo principal do trabalho foi identificar o impacto da Alfabetização Econômica, Atitudes em Relação ao Endividamento, Atitudes em Relação ao Consumo e características sociodemográficas sobre o endividamento individual a partir de uma amostra com 924 adultos no estado do Ceará. Foram realizadas Análises Fatoriais Exploratórias e, após, uma regressão logística, que determinou o impacto dos conhecimentos, comportamentos econômicos e traços sociodemográficos no endividamento pessoal. Os resultados mostraram que a alfabetização econômica não exerce influência no endividamento pessoal, assim como o comportamento racional de consumo, as atitudes austeras em relação ao endividamento, o gênero e o nível socioeconômico. Já as atitudes impulsivas e compulsivas de compra e o hedonismo em relação ao endividamento impactam positivamente nas dívidas dos indivíduos. Entre as características sociodemográficas, verificou-se que indivíduos mais velhos e aqueles que residem com o cônjuge estão mais propensos ao endividamento. Políticas públicas de enfrentamento ao endividamento devem buscar mudanças nas atitudes dos indivíduos mais do que apenas o repasse de informações sobre economia e finanças pessoais.Descargas
Publicado
2023-09-22
Cómo citar
Pontes, M. D. M., & Peñaloza, V. (2023). ALFABETIZAÇÃO ECONÔMICA E ENDIVIDAMENTO: QUANDO HÁBITOS SUPERAM O CONHECIMENTO. Revista Econômica Do Nordeste, 54(3), 8–31. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1365
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