INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL DO PIAUÍ: UMA ANÁLISE POR SETORES, ATIVIDADES ECONÔMICAS E TIPOS (2000-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2024.1498

Palavras-chave:

Acessibilidade e inclusão, Empregabilidade, Lei de Cotas.

Resumo

Analisa-se a inserção das PcD no mercado de trabalho formal piauiense entre 2000 e 2019 à luz da legislação – sobretudo da Lei de Cotas (BRASIL, 1991). A pesquisa justifica-se pela parcela deste grupo na população total do Piauí, 27,57%, frente aos exíguos estudos sobre o tema no estado. Metodologicamente, a investigação é qualitativa com fins exploratórios, via análise de estatística descritiva na apresentação e interpretação dos resultados. Observou-se baixa participação laboral das PcD em idade ativa. O setor de serviços absorveu quase 80% das vagas destinadas às PcD e três grupos de atividades – Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas; Educação; Administrativas e Serviços Complementares – concentraram mais de 50% dessas ocupações. Preferencialmente empregou-se PcD física e auditiva (89,06% do total). Conclui-se que a estrutura econômica estadual refletiu-se na parca inserção laboral das PcD – das aptas ao acesso a Lei de Cotas entre 2006 e 2019, 30,29% foram inseridas no mercado de trabalho formal. Conduzir ações para empregabilidade e gerar emprego e renda para as PcD em empresas de pequeno porte traria perspectivas de contratação, e adequar-se-ia a dinâmica produtiva estadual. Ademais, urge garantir os direitos trabalhistas deste público, sobretudo a aplicação da Lei de Cotas.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Universidade Federal do Piauí

Professor no DECON e no PPGPP da UFPI. Pesquisador na FAPEPI/SEPLAN/Governo do Estado do Piauí. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior (2017) pela Universidade Candido Mendes. Tem interesse na área de Ciências Econômicas, com ênfase em Teoria Econômica (Macrodinâmica), Economia Política, História Econômica, Economia Internacional e Economia do Trabalho. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Editor-chefe da revista INFORME ECONÔMICO (UFPI) (ISSNe 2764-1392) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia do Trabalho (GPET) (certificado pelo CNPq).

Leina Iade Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharela em Ciências Econômicas (2021) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Vargas, J., & Araújo, L. I. (2024). INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL DO PIAUÍ: UMA ANÁLISE POR SETORES, ATIVIDADES ECONÔMICAS E TIPOS (2000-2019). Revista Econômica Do Nordeste, 55(2), 104–124. https://doi.org/10.61673/ren.2024.1498

Edição

Seção

Artigos