DETERMINANTES DA DISSEMINAÇÃO E MORTALIDADE DA COVID-19: UMA ANÁLISE EM CROSS-SECTION DOS BAIRROS DE SALVADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2024.1518

Palavras-chave:

Covid-19, efeitos de vizinhança, economia da saúde

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem provocado perdas significativas em vidas e qualidade da saúde das pessoas, além de impactar negativamente a geração de emprego e renda e a sustentabilidade das contas públicas. Este trabalho busca avaliar se o adensamento populacional, a intensidade das atividades econômicas, os efeitos de vizinhança e características demográficas e socioeconômicas são determinantes do contágio, mortalidade e letalidade do Covid-19. Utilizando dados em cross-section dos bairros do município de Salvador no período 2020-2021, foram estimados modelos de regressão quantílica, regressão robusta e análise espacial. Os resultados indicam que bairros com atividades econômicas mais intensas e com população predominantemente de homens negros com baixa escolaridade e renda apresentam maiores níveis de contaminação e gravidade da Covid-19. A predominância de idosos na população foi relevante para as taxas de incidência e mortalidade, enquanto os efeitos de vizinhança revelaram-se importantes apenas para a taxa de letalidade.

Biografia do Autor

Gisele Ferreira Tiryaki, Universidade Federal da Bahia

Gisele Ferreira Tiryaki possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Economia - Northeastern University (1996) e doutorado em Economia - George Mason University (2001). Foi consultora no Banco Mundial (Washington) por quatro anos, professora assistente na Anadolu University (Turquia) entre 2002 e 2006 e professora titular na Universidade Salvador (Bahia, Brasil) entre 2006 e 2009. Atualmente, é pesquisadora e professora associada da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Macroeconomia Aplicada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, Economia Monetária e Organização Industrial.

Cláudia Sá Malbouisson Andrade, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Economia pela UFPE . Professora Associada do Departamento de Economia e PPGE/UFBA e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada, do GEdu-Economia da Educação e do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação. Tem experiência em Avaliação de Indicadores Educacionais, Análise de Impacto sobre Desempenho e Evasão na Educação Básica e no Ensino Superior, Economia do Trabalho, Ações Afirmativas, Avaliação de Políticas Públicas.

Denise Silva Matias, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Pós-graduação Stricto Sensu (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2010-2013). Pós-graduação Lato Sensu em Citopatologia Ginecológica (2002-2003) pela Universidade Do Estado da Bahia - UNEB. Residência Médica em Tocoginecologia no Instituto de Perinatologia da Bahia (1978-1979), pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Saúde Pública (1977). Diretora e médica tocoginecologista e ultrassonografista da Ultra Diagnóstico - Serviço de Diagnóstico em Ginecologia e Obstetrícia; Preceptora da residência médica do IPERBA; Médica ultrassonografista do serviço de bioimagem do Hospital Santo Amaro da Fundação José Silveira. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia/Obstetrícia e Ultrassonografia. Membro do Brasilian Metascience Group.

Maíra Lima Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2021). Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2020) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2017).Tem experiência na área de Economia da Educação.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Tiryaki, G. F., Andrade, C. S. M., Matias, D. S., & Silva, M. L. (2024). DETERMINANTES DA DISSEMINAÇÃO E MORTALIDADE DA COVID-19: UMA ANÁLISE EM CROSS-SECTION DOS BAIRROS DE SALVADOR. Revista Econômica Do Nordeste, 55(2), 184–207. https://doi.org/10.61673/ren.2024.1518

Edição

Seção

Artigos