INTERPRETAÇÕES DA CRISE DO CAPITAL E MERCADO DE TRABALHO¹

Autores

  • Profa. Ana Laura dos Santos Sena Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1877

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Especialização Flexível, Teoria Regulacionista, Teoria Pós-keynesiana, Teoria Marxista

Resumo

Constata, no momento atual, um crescente desenvolvimento tecnológico e a aplicação de novas técnicas de gestão dos fatores de produção. As transformações no processo produtivo de bens e serviços têm tido rebatimentos importantes sobre as relações de produção entre os agentes econômicos, o que tem gerado a necessidade de capitalistas e trabalhadores reavaliarem suas estratégias diante das novas configurações do processo produtivo. Mostra que, diante das modificações na economia mundial e da intensificação do comércio entre os países, antigos conceitos têm sido questionados e novos são formulados para tentar explicar o teor e alcance das mudanças ocorridas, assim como suas conseqüências sobre os elementos que formam o mundo do trabalho. No interior desta discussão, analisa quatro interpretações relacionadas à estruturação e às modificações que vêm sendo observadas no sistema capitalista e no mercado de trabalho: especialização flexível, regulacionista, pós-keynesiana e marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Ana Laura dos Santos Sena, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1994), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho e Economia Regional.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Sena, A. L. dos S. (2023). INTERPRETAÇÕES DA CRISE DO CAPITAL E MERCADO DE TRABALHO¹. Revista Econômica Do Nordeste, 31(3), 396–410. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1877

Edição

Seção

Artigos