ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO CULTIVO DO CAJUEIRO IRRIGADO E SOB SEQUEIRO

Autores

  • Pedro Felizardo Adeodato de Paula Pessoa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Vitor Hugo de Oliveira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Francisco José de Seixas Santos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Lígia Alves dos Santos Semrau Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1885

Palavras-chave:

Fruticultura irrigada, Caju, Irrigação, Comercialização, Tomada de Decisão, Nordeste, Brasil

Resumo

Analisa a viabilidade econômica do cajueiro anão precoce enxertado irrigado e sob condições de sequeiro. Avalia alternativas de investimento com base em indicadores como taxa interna de retorno, relação benefício-custo e o tempo necessário para a recuperação do capital investido. Os resultados evidenciam expressiva superioridade do sistema irrigado, sobretudo da alternativa que considerou a exploração comercial conjunta da castanha de caju, pedúnculo e do caju de mesa para consumo in -natura, cujos resultados são extremamente vantajosos, superando as alternativas de investimento oferecidas pelo mercado financeiro e pelo setor agropecuário nordestino.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Felizardo Adeodato de Paula Pessoa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Administrador e Mestre em Economia. Iniciou sua carreira profissional na iniciativa privada (Coca-Cola, Grupo Edson Queiróz, J. Torquato), nas áreas de finanças e projetos. No período de 1979 a 1981 integrou a assessoria técnica da Secretária de Planejamento do Estado do Ceará. Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, desde outubro de 1981, desenvolve atividades de pesquisa, assessoramento e consultoria em análise e avaliação econômica e financeira de negócios agroindustriais. Publicou dois livros, dezesseis capítulos de livro e setenta artigos técnicos. Essas publicações tratam de temas relativos ao planejamento e avaliação econômica e financeira de negócios agroindustriais, cadeias produtivas, economia da produção.

Vitor Hugo de Oliveira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Sou Engenheiro Agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Agronomia. Iniciei minhas atividades profissionais como Extensionista Rural na Emater Acre. Na Embrapa, onde trabalhei como Pesquisador durante 40 anos, fui Chefe Geral da Embrapa Acre, Chefe Administrativo e Geral da Embrapa Agricultura Irrigada (Piauí), Chefe de Comunicação e Negócios e Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical (Ceará) e Chefe da Secretaria de Negócios (Brasília). Possuo treinamento na Fundação Dom Cabral no Programa de Desenvolvimento de Gestores e no Programa de Gestão Avançada da Amana-Key. Como Pesquisador da Embrapa, publiquei 24 artigos em periódicos especializados e 70 trabalhos em anais de eventos. Sou autor de 25 capítulos de livros e possuo 5 livros publicados. Orientei trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso de graduação e co-orientei trabalhos de dissertação de mestrado nas áreas de agronomia e engenharia agrícola. Participei de 35 bancas de defesa de tese de doutorado/mestrado. Integrei diversas missões de cooperação técnica no Brasil e exterior. Participei de importantes colegiados da Embrapa, como o Comitê Gestor das Estratégias, Comitê Gestor da Programação, Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comitê Gestor de Tecnologia da Informação. Integrei, como membro titular, o Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), triênio 2016-2018, e fui Membro do Comitê Técnico Interno - CTI da Embrapa Agroindústria Tropical, biênio 2018-2019. Integrei a equipe do Setor de Gestão da Prospecção e Avaliação de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, de 2018 a 2019. Em outubro de 2019, por motivo de aposentadoria,desliguei-me da Embrapa. Atualmente sou Diretor Presidente do Instituto Caju Brasil, com sede em Fortaleza-CE.

Francisco José de Seixas Santos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, fruticultura, irrigação localizada, integração agricultura-aquicultura e fertirrigação.

Lígia Alves dos Santos Semrau, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Bolsista do governo alemão

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Pessoa, P. F. A. de P., Oliveira, V. H. de, Santos, F. J. de S., & Semrau, L. A. dos S. (2023). ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO CULTIVO DO CAJUEIRO IRRIGADO E SOB SEQUEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 31(2), 178–187. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1885

Edição

Seção

Artigos