EXTENSÃO RURAL, PRODUÇÃO AGRÍCOLA E BENEFÍCIOS SOCIAIS NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Ana Clésia Fortes Moura Universidade Federal do Ceará
  • Prof. Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará
  • Profa. Lúcia Maria Ramos Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1888

Palavras-chave:

Assistência Técnica, Elasticidades Parciais, Benefícios Sociais, Fatores de Produção, Produtividade Agrícola, Ceará, Nordeste, Brasil

Resumo

Avalia o impacto da assistência técnica e extensão rural sobre a eficiência técnica na produção e sobre a produtividade dos fatores em propriedades rurais do Estado do Ceará. Baseia-se em pesquisa cujos dados primários foram obtidos através da aplicação de questionários. A pesquisa utilizou a técnica de regressão múltipla. Conclui que a assistência técnica aumenta a eficiência técnica, mas não tem influência nas elasticidades parciais dos fatores de produção. O mesmo acontece quando utilizados diferentes níveis de assistência técnica. Verifica que a tecnologia neutra e a contribuição em uso dos fatores beneficiaram os produtores com assistência técnica. A tecnologia não neutra favoreceu os produtores não assistidos. Observa ainda que a assistência técnica beneficiou positivamente a sociedade cearense.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Clésia Fortes Moura, Universidade Federal do Ceará

Engenheira Agrônoma, Mestre em Economia
Rural pela Universidade Federal do Ceará

Prof. Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente participa do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP) desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e orientação nos programas de pós-graduação em Economia Rural e pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participa como Pesquisador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana da Universidade Regional do Cariri (URCA) desde agosto de 2018. Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Bolsista Nível 1D do CNPq.

Profa. Lúcia Maria Ramos Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1976), especialização em Introdução a Microcomputadores pela Universidade Federal do Ceará(1984), especialização em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará(1985), especialização em Planejamento e Avaliação de Proejtos Rurais pela Universidade Federal do Ceará(1986), especialização em Economia dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará(1989), especialização em Estatística Básica Através do S A S Para o Windows pela Universidade Federal do Ceará(1996) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1980). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará e Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Frango de corte, Incerteza, Ceará.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Moura, A. C. F., Khan, A. S., & Silva, L. M. R. (2023). EXTENSÃO RURAL, PRODUÇÃO AGRÍCOLA E BENEFÍCIOS SOCIAIS NO ESTADO DO CEARÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 31(2), 212–234. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1888

Edição

Seção

Artigos