O VALOR DA EMPRESA NA PERSPECTIVA DA OFERTA (EM TORNO DA NOÇÃO DE PREÇO MÍNIMO).

Autores

  • Raposo Luiz Alfredo Economista do BNDES. Atualmente cedida ao Governo do Estado de Pernambuco, como assessor do Programa Estadual de Desestatização.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1994.2194

Palavras-chave:

Empresa, avaliação de empresa, valor patrimonial, fluxo de caixa, otimização, taxa de desconto, venda

Resumo

Este trabalho baseia-se em estudos anteriores do autor e de Fernanda Pontual. Adota, para determinar o valor de uma empresa, o ponto de vista da oferta, ou seja, de um empresário buscando determinar qual o preço mínimo a pedir por sua empresa. Reflete, portanto, a visão de um lado apenas, mas a forma de analisar proposta pode servir de inspiração para aná- lises sob o prisma do comprador. Inicialmente, os conceitos de valor patrimonial (valor estático) e de valor atual do fluxo de caixa (valor dinâmico) são submetidos a cuidadoso exame; retoma a questão da otimização, para a qual tenta desenvolver um esquema conceitual mais detalhado. São abordados, ainda, pontos como a escolha da taxa de desconto a ser utilizada e aspectos importantes da noção de fluxo de caixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1994-04-30

Como Citar

Luiz Alfredo, R. (1994). O VALOR DA EMPRESA NA PERSPECTIVA DA OFERTA (EM TORNO DA NOÇÃO DE PREÇO MÍNIMO). Revista Econômica Do Nordeste, 25(2), 223–259. https://doi.org/10.61673/ren.1994.2194

Edição

Seção

Artigos