O VALOR DA EMPRESA NA PERSPECTIVA DA OFERTA (EM TORNO DA NOÇÃO DE PREÇO MÍNIMO).
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.1994.2194Palavras-chave:
Empresa, avaliação de empresa, valor patrimonial, fluxo de caixa, otimização, taxa de desconto, vendaResumo
Este trabalho baseia-se em estudos anteriores do autor e de Fernanda Pontual. Adota, para determinar o valor de uma empresa, o ponto de vista da oferta, ou seja, de um empresário buscando determinar qual o preço mínimo a pedir por sua empresa. Reflete, portanto, a visão de um lado apenas, mas a forma de analisar proposta pode servir de inspiração para aná- lises sob o prisma do comprador. Inicialmente, os conceitos de valor patrimonial (valor estático) e de valor atual do fluxo de caixa (valor dinâmico) são submetidos a cuidadoso exame; retoma a questão da otimização, para a qual tenta desenvolver um esquema conceitual mais detalhado. São abordados, ainda, pontos como a escolha da taxa de desconto a ser utilizada e aspectos importantes da noção de fluxo de caixa.




