A criação do centro tecnológico do camarão no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da abordagem da tríplice hélice e da perspectiva de redes sociais

Autores

  • Mariana Baldi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Fernando Dias Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.292

Palavras-chave:

Tríplice Hélice. Redes Sociais. Carcinicultura.

Resumo

Este artigo é um estudo de caso sobre o Centro Tecnológico do Camarão (CTC), do Rio Grande do Norte, cuja questão central foi investigar como o processo de inovação tem ocorrido dentro do cluster e identificar os principais entraves a sua criação e difusão. Utiliza o arcabouço teórico da Tríplice Hélice e a perspectiva de redes. Os dados foram coletados através de entrevistas com empresários, dirigentes das associações e com os representantes das demais organizações do CTC. Documentos acerca do cluster e do CTC também foram analisados em conjunto com as entrevistas. Observou-se que os microprocessos das redes sociais de cada hélice influenciam o fluxo de informações e conhecimento e que, embora o CTC possa representar uma rede inovadora para o setor, sua efetividade é problemática, caso desconsiderem as relações sociais entre os atores, as quais vêm limitando o processo de inovação.

Biografia do Autor

Mariana Baldi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense(1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(1997) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2004). Atualmente é Revisor de periódico da Cadernos EBAPE.BR, Revisor de periódico da GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional (1679-1827), Revisor de periódico da Revista do Centro de Ciências Administrativas (1414-0896), Revisor de periódico da Technovation (0166-4972), Membro de corpo editorial da Interface (Natal), Revisor de periódico da Interface (Natal), Revisor de periódico da Base (UNISINOS), Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Membro de corpo editorial da Cadernos EBAPE.BR (FGV). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:arquitetura da rede, imersão social, laços sociais, mecanismo cognitivo, mecanismo cultural e mecanismo estrutural.

Fernando Dias Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria(1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(1994) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revisor de periódico da GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional (1679-1827), Revisor de periódico da Cadernos EBAPE.BR (1679-3951) e Revisor de periódico da O&S. Organizações & Sociedade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações. Atuando principalmente nos seguintes temas:negócios internacionais, teoria institucional.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Baldi, M., & Lopes, F. D. (2017). A criação do centro tecnológico do camarão no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da abordagem da tríplice hélice e da perspectiva de redes sociais. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 167–180. https://doi.org/10.61673/ren.2010.292

Edição

Seção

Artigos