A criação do centro tecnológico do camarão no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da abordagem da tríplice hélice e da perspectiva de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2010.292Palabras clave:
Tríplice Hélice. Redes Sociais. Carcinicultura.Resumen
Este artigo é um estudo de caso sobre o Centro Tecnológico do Camarão (CTC), do Rio Grande do Norte, cuja questão central foi investigar como o processo de inovação tem ocorrido dentro do cluster e identificar os principais entraves a sua criação e difusão. Utiliza o arcabouço teórico da Tríplice Hélice e a perspectiva de redes. Os dados foram coletados através de entrevistas com empresários, dirigentes das associações e com os representantes das demais organizações do CTC. Documentos acerca do cluster e do CTC também foram analisados em conjunto com as entrevistas. Observou-se que os microprocessos das redes sociais de cada hélice influenciam o fluxo de informações e conhecimento e que, embora o CTC possa representar uma rede inovadora para o setor, sua efetividade é problemática, caso desconsiderem as relações sociais entre os atores, as quais vêm limitando o processo de inovação.Descargas
Publicado
2017-03-21
Cómo citar
Baldi, M., & Lopes, F. D. (2017). A criação do centro tecnológico do camarão no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da abordagem da tríplice hélice e da perspectiva de redes sociais. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 167–180. https://doi.org/10.61673/ren.2010.292
Número
Sección
Artigos