Trajetórias do mercado de trabalho metropolitano de 1995 a 2007

Autores

  • Lucia Silva Kubrusly Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • João Luiz Maurity Saboia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Amir Coelho Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.300

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho. Mercado de Trabalho Metropolitano.

Resumo

Este artigo analisa a evolução do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas brasileiras cobertas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no período 1995/2007. A população ocupada é caracterizada pelos aspectos relacionados às condições de trabalho e participação nos diversos setores de atividade. Baseia-se em técnicas estatísticas multivariadas, usadas em dois tipos de análise. A primeira apresenta cortes anuais, permitindo a comparação entre regiões. A segunda agrega informações, tanto regionais como temporais. Entre os resultados obtidos destacam-se as diferentes trajetórias das regiões metropolitanas ao longo da década, no que se refere à qualidade do mercado de trabalho e sua maior ou menor importância, segundo os grandes setores da atividade econômica. Destaca-se ainda a melhoria generalizada das condições do mercado de trabalho metropolitano no fim do período em função da recuperação da economia.

Biografia do Autor

Lucia Silva Kubrusly, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Formou-se em 1974 como Bacharel em Física pela PUC-RJ, fez mestrado e doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE / UFRJ entre 1979 e 1985, especializando-se em análise estatística multivariada. Trabalhou no Laboratório Nacional de Computação Científica / MCT por aproximadamente 10 anos e desde 1997 é professora do Instituto de Economia da UFRJ. Na sua trajetória como pesquisadora teve oportunidade de desenvolver pesquisas em metodologia de análise de dados e aplicações de métodos estatísticos em diversas áreas, tais como, meio ambiente, educação e saúde pública. Recentemente, tem trabalhado em aplicações na área de mercado de trabalho e economia regional brasileira. E-mail: luciak@centroin.com.br

João Luiz Maurity Saboia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional da Universidade da California - Berkeley (1973 e 1975) e pós doutorado em economia na Universidade de Paris (1985/1987). Foi professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), tendo assumido a direção-geral do IE/UFRJ no período 2003/2011. Atualmente é professor emérito da UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estatísticas Econômicas, Economia do Trabalho e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desigualdades sócio-econômicas e indústria brasileira. Recebeu em 2007 o Prêmio Jabuti pela co-organização do melhor livro do ano em economia, administração e negócios "Celso Furtado e o Século XXI". Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq no triênio 2012/2015.

Amir Coelho Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1992). Vem desenvolvendo trabalhos, principalmente, nas áreas de análise multivariada, análise regional e estatística econômica.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Kubrusly, L. S., Saboia, J. L. M., & Barros, A. C. (2017). Trajetórias do mercado de trabalho metropolitano de 1995 a 2007. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 57–76. https://doi.org/10.61673/ren.2010.300

Edição

Seção

Artigos