Trajetórias do mercado de trabalho metropolitano de 1995 a 2007

Authors

  • Lucia Silva Kubrusly Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • João Luiz Maurity Saboia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Amir Coelho Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.300

Keywords:

Mercado de Trabalho. Mercado de Trabalho Metropolitano.

Abstract

Este artigo analisa a evolução do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas brasileiras cobertas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no período 1995/2007. A população ocupada é caracterizada pelos aspectos relacionados às condições de trabalho e participação nos diversos setores de atividade. Baseia-se em técnicas estatísticas multivariadas, usadas em dois tipos de análise. A primeira apresenta cortes anuais, permitindo a comparação entre regiões. A segunda agrega informações, tanto regionais como temporais. Entre os resultados obtidos destacam-se as diferentes trajetórias das regiões metropolitanas ao longo da década, no que se refere à qualidade do mercado de trabalho e sua maior ou menor importância, segundo os grandes setores da atividade econômica. Destaca-se ainda a melhoria generalizada das condições do mercado de trabalho metropolitano no fim do período em função da recuperação da economia.

Author Biographies

Lucia Silva Kubrusly, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Formou-se em 1974 como Bacharel em Física pela PUC-RJ, fez mestrado e doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE / UFRJ entre 1979 e 1985, especializando-se em análise estatística multivariada. Trabalhou no Laboratório Nacional de Computação Científica / MCT por aproximadamente 10 anos e desde 1997 é professora do Instituto de Economia da UFRJ. Na sua trajetória como pesquisadora teve oportunidade de desenvolver pesquisas em metodologia de análise de dados e aplicações de métodos estatísticos em diversas áreas, tais como, meio ambiente, educação e saúde pública. Recentemente, tem trabalhado em aplicações na área de mercado de trabalho e economia regional brasileira. E-mail: luciak@centroin.com.br

João Luiz Maurity Saboia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional da Universidade da California - Berkeley (1973 e 1975) e pós doutorado em economia na Universidade de Paris (1985/1987). Foi professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), tendo assumido a direção-geral do IE/UFRJ no período 2003/2011. Atualmente é professor emérito da UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estatísticas Econômicas, Economia do Trabalho e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desigualdades sócio-econômicas e indústria brasileira. Recebeu em 2007 o Prêmio Jabuti pela co-organização do melhor livro do ano em economia, administração e negócios "Celso Furtado e o Século XXI". Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq no triênio 2012/2015.

Amir Coelho Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1992). Vem desenvolvendo trabalhos, principalmente, nas áreas de análise multivariada, análise regional e estatística econômica.

Published

2017-03-21

How to Cite

Kubrusly, L. S., Saboia, J. L. M., & Barros, A. C. (2017). Trajetórias do mercado de trabalho metropolitano de 1995 a 2007. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 57–76. https://doi.org/10.61673/ren.2010.300

Issue

Section

Artigos