Cadeias globais de valor em um modelo multissetorial de crescimento: uma análise do setor de equipamento de transporte

Autores

  • Guilherme Jonas Costa da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Francielly de Fátima Almeida Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.413

Palavras-chave:

Cadeias Globais de Valor, Setor de Equipamento de Transporte, Agregação de Valor, Dados em Painel, Crescimento Conduzido pelas Exportações, Brasil.

Resumo

A nova configuração da globalização caracterizada pelo avanço das Cadeias Globais de valor intensificou a competição externa em camadas do processo produtivo e tornou mais complexas as relações comerciais. A hipótese do trabalho é que a inserção nestas cadeias pode alavancar o crescimento de economias em desenvolvimento. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar o papel das Cadeias Globais de Valor no crescimento de uma economia, em particular, da economia brasileira. O trabalho é inovador, ao tentar demonstrar, matematicamente, o canal de transmissão da inserção comercial externa, associada à participação em Cadeias Globais de Valor, para o crescimento de longo prazo. Para tanto, buscou-se desenvolver um modelo multissetorial de crescimento com a incorporação dessas cadeias. A proposta apresentada representa uma abordagem inédita e uma contribuição metodológica em termos dos resultados a serem obtidos, podendo, em alguma medida, ajudar na construção de cenários que subsidiariam a concepção de políticas públicas mais eficientes, com intuito de estimular setores estratégicos do País. Empiricamente, estuda-se o setor de Equipamento de Transporte da economia brasileira no qual se encontra inserida a produção de aeronaves. Emprega-se a metodologia econométrica de dados em painel para o período de 1996 a 2011. Os resultados obtidos revelaram que a maior contribuição para o crescimento se dá na agregação de valor aos produtos exportados e a ampliação da participação deste setor nas Cadeias Globais de Valor pode ser peça central na estratégia de crescimento conduzido pelas exportações.

Biografia do Autor

Guilherme Jonas Costa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Concluiu o Doutorado em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Economia, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Tutor do Grupo "PET Economia" e Membro do CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) - da Universidade Federal de Uberlândia. Tem Experiência na Área de Economia, com Ênfase em Economia Aplicada, Atuando Principalmente nos Seguintes Temas: Macroeconomia, Crescimento e Planejamento Econômico. Ganhou Prêmios e Publicou Vários Artigos em Revistas Científicas Como, Por Exemplo, na EconomiA, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista de Economia Aplicada, Revista de Economia Política, Revista de Economia e Sociologia Rural, Revista Econômica do Nordeste e Revista da Cepal. Ademais, é Co-Autor dos Livros "Agenda Brasil", "Novo Desenvolvimentismo", "Câmbio e Controles de Capitais", "Sistema Financeiro", "Sistema Financeiro e Política Econômica em uma Era de Instabilidade", "A Crise Financeira Internacional", "A Nova Cara da Pobreza Rural" e "Indústria, Crescimento e Desenvolvimento".

Francielly de Fátima Almeida, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduação em Ciências Econômicas e mestranda em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFU.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

da Silva, G. J. C., & Almeida, F. de F. (2017). Cadeias globais de valor em um modelo multissetorial de crescimento: uma análise do setor de equipamento de transporte. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 130–149. https://doi.org/10.61673/ren.2016.413