Cadeias globais de valor em um modelo multissetorial de crescimento: uma análise do setor de equipamento de transporte

Autores/as

  • Guilherme Jonas Costa da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Francielly de Fátima Almeida Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.413

Palabras clave:

Cadeias Globais de Valor, Setor de Equipamento de Transporte, Agregação de Valor, Dados em Painel, Crescimento Conduzido pelas Exportações, Brasil.

Resumen

A nova configuração da globalização caracterizada pelo avanço das Cadeias Globais de valor intensificou a competição externa em camadas do processo produtivo e tornou mais complexas as relações comerciais. A hipótese do trabalho é que a inserção nestas cadeias pode alavancar o crescimento de economias em desenvolvimento. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar o papel das Cadeias Globais de Valor no crescimento de uma economia, em particular, da economia brasileira. O trabalho é inovador, ao tentar demonstrar, matematicamente, o canal de transmissão da inserção comercial externa, associada à participação em Cadeias Globais de Valor, para o crescimento de longo prazo. Para tanto, buscou-se desenvolver um modelo multissetorial de crescimento com a incorporação dessas cadeias. A proposta apresentada representa uma abordagem inédita e uma contribuição metodológica em termos dos resultados a serem obtidos, podendo, em alguma medida, ajudar na construção de cenários que subsidiariam a concepção de políticas públicas mais eficientes, com intuito de estimular setores estratégicos do País. Empiricamente, estuda-se o setor de Equipamento de Transporte da economia brasileira no qual se encontra inserida a produção de aeronaves. Emprega-se a metodologia econométrica de dados em painel para o período de 1996 a 2011. Os resultados obtidos revelaram que a maior contribuição para o crescimento se dá na agregação de valor aos produtos exportados e a ampliação da participação deste setor nas Cadeias Globais de Valor pode ser peça central na estratégia de crescimento conduzido pelas exportações.

Biografía del autor/a

Guilherme Jonas Costa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Concluiu o Doutorado em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Economia, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Tutor do Grupo "PET Economia" e Membro do CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) - da Universidade Federal de Uberlândia. Tem Experiência na Área de Economia, com Ênfase em Economia Aplicada, Atuando Principalmente nos Seguintes Temas: Macroeconomia, Crescimento e Planejamento Econômico. Ganhou Prêmios e Publicou Vários Artigos em Revistas Científicas Como, Por Exemplo, na EconomiA, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista de Economia Aplicada, Revista de Economia Política, Revista de Economia e Sociologia Rural, Revista Econômica do Nordeste e Revista da Cepal. Ademais, é Co-Autor dos Livros "Agenda Brasil", "Novo Desenvolvimentismo", "Câmbio e Controles de Capitais", "Sistema Financeiro", "Sistema Financeiro e Política Econômica em uma Era de Instabilidade", "A Crise Financeira Internacional", "A Nova Cara da Pobreza Rural" e "Indústria, Crescimento e Desenvolvimento".

Francielly de Fátima Almeida, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduação em Ciências Econômicas e mestranda em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFU.

Publicado

2017-01-05

Cómo citar

da Silva, G. J. C., & Almeida, F. de F. (2017). Cadeias globais de valor em um modelo multissetorial de crescimento: uma análise do setor de equipamento de transporte. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 130–149. https://doi.org/10.61673/ren.2016.413