EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2018.420Palavras-chave:
Educação básica, DEA, Municípios nordestinos.Resumo
Embora a educação seja fundamental, os indicadores educacionais da região Nordeste são os piores dentre as grandes regiões brasileiras. Nesse sentido, é relevante verificar se os municípios nordestinos estão alocando corretamente seus recursos públicos destinados à educação. A metodologia utilizada é constituída por Análise Envoltória de Dados (DEA), sendo que os produtos foram coletados no Censo Escolar e os insumos na base de dados das Finanças do Brasil (FINBRA), ambos para o ano de 2012. Os resultados indicam que os municípios nordestinos podem reduzir, em média, os gastos em 46% e 43%, nos modelos com retornos constantes e variáveis à escala, respectivamente, sem diminuir sua produção educacional. Além disso, com exceção da Paraíba e do Piauí, os demais estados nordestinos obtiveram predominância dos municípios operando com retornos crescentes de escala.