EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores/as

  • Alessandra Maria Gomes Rodrigues Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA) http://orcid.org/0000-0003-4088-0754
  • Marcos Antônio de Brito Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.420

Palabras clave:

Educação básica, DEA, Municípios nordestinos.

Resumen

Embora a educação seja fundamental, os indicadores educacionais da região Nordeste são os piores dentre as grandes regiões brasileiras. Nesse sentido, é relevante verificar se os municípios nordestinos estão alocando corretamente seus recursos públicos destinados à educação. A metodologia utilizada é constituída por Análise Envoltória de Dados (DEA), sendo que os produtos foram coletados no Censo Escolar e os insumos na base de dados das Finanças do Brasil (FINBRA), ambos para o ano de 2012. Os resultados indicam que os municípios nordestinos podem reduzir, em média, os gastos em 46% e 43%, nos modelos com retornos constantes e variáveis à escala, respectivamente, sem diminuir sua produção educacional. Além disso, com exceção da Paraíba e do Piauí, os demais estados nordestinos obtiveram predominância dos municípios operando com retornos crescentes de escala.  

Biografía del autor/a

Alessandra Maria Gomes Rodrigues, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Marcos Antônio de Brito, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

Rodrigues, A. M. G., Sousa, E. P. de, & Brito, M. A. de. (2018). EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 45–61. https://doi.org/10.61673/ren.2018.420

Número

Sección

Artigos