Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período 1995-2004

Autores

  • Clésio Lourenço Xavier Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Karine Aparecida Obalhe da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.549

Palavras-chave:

Exportação – Minas Gerais, Competitividade – Minas Gerais.

Resumo

O presente trabalho estuda o padrão de especialização das exportações de Minas Gerais e tem como objetivo geral analisar os setores produtivos mais dinâmicos do Estado, bem como compreender a composição da pauta de exportações de Minas Gerais no período de abertura comercial, segundo o cálculo de indicadores de competitividade. Para a análise, utiliza dados do Sistema de Análise das Informações do Comércio Exterior (Alice) e do Standard International Trade Classification (Sitc). Os resultados confirmam a hipótese geral deste trabalho, qual seja: a predominância na pauta de exportação de setores baseados em recursos naturais. Assim, ao observar a intensidade fatorial das exportações do Estado de Minas Gerais, conclui que os setores especializados no comércio internacional são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais.

Biografia do Autor

Clésio Lourenço Xavier, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Clesio Lourenco Xavier concluiu o Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP em 2000. É Pesquisador Produtividade em Pesquisa-PQ do CNPq. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi Coordenador de Curso de Graduação em Economia no período 2004-2006 e Diretor do Instituto de Economia da UFU no período 2007-2015. Publicou 32 (trinta e dois) artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em Anais de Eventos. Possui 3 livros publicados. Participou de 18 eventos no Brasil. Orientou 3 Teses de Doutorado, 11 Dissertações de Mestrado, além de ter orientado 15 trabalhos de Iniciação Científica e 45 (quarenta e cinco) Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) na área de Economia. Atualmente, orienta 5 alunos do Curso de Doutorado em Economia e 2 Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFU, além de participar de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico e Organização Industrial e Estudos Industriais. Em suas atividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Competitividade, Exportações, Saldo Comercial, Comércio Exterior, Padrões de Especialização, Brasil, América Latina, Panel Data, Comércio Intra-Industrial e Região Nordeste. Recebeu em 2011 o Prêmio como Orientador de Tese de Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Grande Área Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes de 2011.

Karine Aparecida Obalhe da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000-2004). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005-2007) com a dissertação intitulada: Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período recente. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011-2015) com tese intitulada: "Vantagens Comparativas, Especialização Comercial e Recursos Naturais em Países Selecionados (1980-2012)". Atualmente compõe o quadro efetivo de professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás e possui linha de pesquisa em Economia Aplicada. É coordenadora da Pós Graduação em Gestão em Saúde, turma 2016/2017 e membro da Comissão de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás (Representante dos docentes da Pós Graduação Latu Sensu)

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Xavier, C. L., & da Silva, K. A. O. (2017). Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período 1995-2004. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 563–582. https://doi.org/10.61673/ren.2007.549

Edição

Seção

Artigos